Educação infantil indígena na legislação e na produção do conhecimento

Autores

  • Marta Coelho Castro Troquez Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Palavras-chave:

Educação infantil. Educação escolar indígena. Educação infantil indígena.

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de pesquisa bibliográfica e documental no campo das pesquisas qualitativasem educação. Objetivouinvestigar pressupostos legais e teóricos sobre a educação infantil indígena, como primeira etapa da educação básica nacional. Elegeu para análise documentos que normatizam a educação básica no país, dando ênfase à sua primeira etapa. Procedeu a uma busca no banco de teses e dissertações da CAPES e nos sites de busca para localizar artigos e publicações sobre a temática. No que diz respeito à legislação educacional, a pesquisa evidenciou, entre outros resultados, que, embora a educação infantil seja um direito subjetivo da criança, para a educação indígena é facultativa. Na produção do conhecimento, evidenciou grande contribuição de estudos da antropologia da criança para o conhecimento das especificidades das crianças em diferentes grupos étnicos. Contudo, no que diz respeito à especificidade da educação de crianças indígenas em instituições de educação infantil (creches, pré-escolas, centros de educação infantil) o estudo aponta muitas questões para o debate/estudos e evidencia a necessidade de pesquisas de campo para o conhecimento de cada realidade e das demandas por educação infantil de acordo com cada povo ou grupo étnico.

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Biografia do Autor

Marta Coelho Castro Troquez, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutora em Educação pela UFMS (2012), linha de pesquisa Currículo, Cultura e Disciplinas Escolares; Mestre em História pela UFGD (2006), linha de pesquisa História Indígena; Especialista em Educação - Metodologia do Ensino Superior, pela UFMS, Campus de Dourados (2002); Especialista Ensino de Língua Portuguesa pela UNIGRAN (1994); formada em Letras habilitação Português-Inglês e demais literaturas pela UFMS, Campus de Dourados (1992). Professora adjunta da Faculdade de Educação da UFGD. Realiza pesquisas sobre currículo, infância e educação escolar indígena.

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Publicado

2017-03-21

Como Citar

Troquez, M. C. C. (2017). Educação infantil indígena na legislação e na produção do conhecimento. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 4(7), 77–88. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5908

Edição

Seção

Dossiê Educação Infantil: fundamentos, formação e prática pedagógica