Formação continuada para gestores da educação básica: um estudo em Naviraí-MS

Autores

  • Evally Solaine de Souza Rodrigues Universidade Federal da Grande Dourados
  • Maria das Graças Fernandes de Amorim dos Reis
  • Maria Alice de Miranda Aranda

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v5i9.5807

Palavras-chave:

Gestão Escolar. Formação Continuada. Políticas Educacionais.

Resumo

As transformações políticas e econômicas que permearam o século XX tornou o conhecimento como força produtiva, consequentemente, as exigências sobre a escola, bem como sua gestão se multiplicaram. Desse modo, esta pesquisa de abordagem qualitativa consiste em relacionar as políticas de formação continuada de gestores da Educação Básica com o atendimento às demandas do cotidiano escolar. Para a elaboração desta, recorreu-se a pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas com três gestores escolares e um gestor educacional de um município do Sul do estado de Mato Grosso do Sul. Ao final, verificou-se que há impasses entre a efetivação das políticas de formação continuada de gestores e o atendimento da demanda do cotidiano escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evally Solaine de Souza Rodrigues, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e mestranda em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados, sob orientação da profa. Dra. Maria Alice de Miranda Aranda.

Maria das Graças Fernandes de Amorim dos Reis

Professora no Curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos.

Maria Alice de Miranda Aranda

Doutora em Educação.  Docente da Graduação e Pós-Graduação. Coordenadora dos seguintes Projetos de Pesquisa em andamento “A gestão do processo alfabetizador com enfoque na política educacional: do nacional ao local (COPQ/PROPP/UFGD) e Política, gestão e avaliação da educação básica: o processo alfabetizador da criança em foco (Chamada FUNDECT/CAPES N° 11/2015 - EDUCA-MS - CIÊNCIA E EDUCAÇÃO BÁSICA)”. E-mail: mariaaranda@ufgd.edu.br

Downloads

Publicado

2017-08-26

Como Citar

Rodrigues, E. S. de S., Reis, M. das G. F. de A. dos, & Aranda, M. A. de M. (2017). Formação continuada para gestores da educação básica: um estudo em Naviraí-MS. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 5(9), 22–38. https://doi.org/10.30612/hre.v5i9.5807

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo