Formação continuada para gestores da educação básica: um estudo em Naviraí-MS

Evally Solaine de Souza Rodrigues, Maria das Graças Fernandes de Amorim dos Reis, Maria Alice de Miranda Aranda

Resumo


As transformações políticas e econômicas que permearam o século XX tornou o conhecimento como força produtiva, consequentemente, as exigências sobre a escola, bem como sua gestão se multiplicaram. Desse modo, esta pesquisa de abordagem qualitativa consiste em relacionar as políticas de formação continuada de gestores da Educação Básica com o atendimento às demandas do cotidiano escolar. Para a elaboração desta, recorreu-se a pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas com três gestores escolares e um gestor educacional de um munícipio do Sul do estado de Mato Grosso do Sul. Ao final, verificou-se que há impasses entre a efetivação das políticas de formação continuada de gestores e o atendimento da demanda do cotidiano escolar.

 


Palavras-chave


Gestão Escolar. Formação Continuada. Políticas Educacionais.

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DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v5i9.5807

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