A abordagem Psicopedagógica na intervenção de crianças com paralisia cerebral

Autores

  • Roberta Luiza da Silva Machado Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP - HT)
  • Helena Brandão Viana Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP - HT)
  • Evodite Gonçalves Amorim de Carvalho Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP - HT)
  • Alexandro Landim Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP - HT)

Palavras-chave:

Psicopedagogia. Intervenção. Paralisia cerebral.

Resumo

O aluno com paralisia cerebral pode não emitir respostas a todos os conteúdos apresentados, mas com os estímulos necessários e uma intervenção psicopedagógica tem possibilidades de ampliar seu campo comunicativo e perceber suas potencialidades, recuperando dessa forma, os diferentes aspectos cognitivos, afetivo-emocional e de conteúdos acadêmico. Com objetivo de investigar o processo de ensino aprendizagem do aluno com paralisia cerebral foi realizada uma pesquisa qualitativa, na qual foi realizada uma avaliação psicopedagógica com 02 sessões de avaliação e 03 sessões de intervenção, na Escola referência em Educação Especial no município de Hortolândia no ano de 2014. Ficou evidenciado com o presente estudo a importância de uma psicopedagogia dinâmica e flexível, tendo o sujeito como ator, principal e único e que possui sua própria história devendo ser respeitada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Luiza da Silva Machado, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP - HT)

Psicopedagoga pelo UNASP - HT.

Helena Brandão Viana, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP - HT)

Graduada e mestre em Educação Física, doutora em sexualidade na velhice. Professora titular no curso de Educação Física na Faculdade Adventista de Hortolândia.

Evodite Gonçalves Amorim de Carvalho, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP - HT)

Mestre em Psicopedagogia pela UNISA e Coordenadora dos cursos de Psicopedagogia nos UNASP - SP e UNASP - HT.

Alexandro Landim, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP - HT)

Professor Universitário da Faculdade Adventista de Hortolândia/UNASP, no curso de Administração, disciplina: Gestão de Pessoas.

Downloads

Publicado

2016-05-13

Como Citar

Machado, R. L. da S., Viana, H. B., Carvalho, E. G. A. de, & Landim, A. (2016). A abordagem Psicopedagógica na intervenção de crianças com paralisia cerebral. Horizontes - Revista De Educação, 2(4), 26–36. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/4688

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo