Trabalho como pressuposto para educação profissional

Autores

  • Fabíola Lima Escobar Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG)
  • Maria Aparecida Silva Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG)

Palavras-chave:

Educação profissional. Educação. Trabalho.

Resumo

A discussão sobre Educação Profissional nem sempre é feita de forma consistente por faltar o elemento primordial – o trabalho – tido, na maioria das vezes como algo dado, ou com a existência natural, portanto, negligenciada. Para produção desse artigo, foi feita uma revisão bibliográfica acerca do tema trabalho centralizando a divisão do trabalho e para isso utilizado alguns autores como forma de contextualizar a relação do trabalho e educação profissional. O objetivo desse trabalho é discutir a relação do trabalho e educação profissional. Para tanto, pergunta-se: a educação profissional percebe o trabalho como pressuposto para a formação? Essa contenda vem sendo feita há muito por educadores e pesquisadores da área, entretanto percebe-se ainda a visão do trabalho como individual e autossuficiente, não sendo percebido como algo que contribui para a história social. A manifestação das atividades dos indivíduos por meio do trabalho é algo que deveria pressupor a integração da política e da educação. Todavia, percebe-se uma predominância de atitudes pautadas no capital, onde a formação está ligada com as necessidades das Industrias. Ainda hoje, a sociedade está cindida em classe dominante e dominada, o que torna relevante a discussão sobre educação profissional para o surgimento cada vez maior de indivíduos com visão crítica de mundo que supere essa dicotomia, fazendo com que esse processo de formação seja além das demandas da produção de mercadorias, sendo uma atividade social transformadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabíola Lima Escobar, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG)

Bacharel em Enfermagem pela Universidade de Uberaba (2005) e especialização em Saúde Coletiva/Saúde Pública/Saúde da Família, pela Associação Educativa do Brasil - Matriz (2007). Atualmente é Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, Membro de comitê assessor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e mestranda em Educação Tecnológica do CEFET/MG.

Maria Aparecida Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG)

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Itajuba (1970), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Professora, Adjunto IV, aposentada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é Professora do Ensino Superior do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

Downloads

Publicado

2017-01-17

Como Citar

Escobar, F. L., & Silva, M. A. (2017). Trabalho como pressuposto para educação profissional. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 3(6), 49–59. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4635

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.