Educação Física intercultural: diálogos com os jogos e brincadeiras Guarani

Gislane Ferreira, Giuliano Gomes de Assis Pimentel

Resumo


Este artigo aborda a temática indígena nas aulas de Educação Física a partir da educação intercultural. Para tanto, apresenta a base teórica dessa perspectiva pedagógica e, a partir da pesquisa com intervenção, descreve trabalho desenvolvido nas aulas de Educação Física com alunos de uma 5ª série do ensino fundamental – séries finais (atualmente sexto ano). O trabalho desenvolvido permitiu a produção de um material pedagógico utilizando a Peteca nas aulas de Educação Física, considerando a confluência entre educação intercultural e pedagogia crítica no ensino do conteúdo jogos e brincadeiras.

Palavras-chave


Cultura Indígena. Jogos e brincadeiras. Educação Física.

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.