Um ensaio sociológico a respeito do filme "escritores da liberdade"

Autores

  • Fernando dos Anjos Souza Faculdade de Educação na Universidade Federal da Grande Dourados (FAED/UFGD)

Palavras-chave:

Família. Sociologia educacional. Escola. Relações sociais. Processos sociais.

Resumo

No ensaio, elaborado de maneira coletiva, são apresentados relacionamentos entre temas estudados na disciplina Sociologia Geral e da Educação, e o filme "Escritores da Liberdade". É o resultado dos apontamentos em sala de aula e da pesquisa bibliográfica sobre os temas fundamentais da Sociologia, os agentes concretos e mecanismos do processo de socialização. Estes aspectos são relacionados com cenas, personagens e sequências do filme, ambientado em uma escola do ensino médio de Long Beach, e mostrando o desenvolvimento profissional da professora com a turma de alunos, assim como o processo de socialização que ocorreu no espaço temporal do filme. O relacionamento mostrou ser útil para a aquisição dos conceitos necessários para a compreensão da Sociologia aplicada à Educação, assim como para a atividade do pedagogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando dos Anjos Souza, Faculdade de Educação na Universidade Federal da Grande Dourados (FAED/UFGD)

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados e membro do Grupo de Pesquisa Educação e Processo Civilizador (GPEPC) e Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação, Memória e Sociedade (GEPHEMES), e Estagiário de Docência na disciplina Sociologia Geral e da Educação.

Downloads

Publicado

2013-07-05

Como Citar

Souza, F. dos A. (2013). Um ensaio sociológico a respeito do filme "escritores da liberdade". Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 1(1), 121–133. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1821

Edição

Seção

Ensaios