A produção da cultura infantil no ambiente escolar: um estudo de caso

Autores

  • Meira Chaves Pereira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Palavras-chave:

Cultura infantil. Sociologia da infância. Ambiente escolar.

Resumo

Este trabalho discute as manifestações e produções de cultura infantil no ambiente escolar. A pesquisa em questão delimitou-se a observar uma turma de 25 crianças no primeiro ano do Ensino Fundamental cuja faixa etária varia entre cinco e sete anos numa cidade ao sul do Mato Grosso do Sul. Trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo, utilizando-se o estudo de caso como opção metodológica. Na dimensão procedimental as observações e acompanhamento por meio de diário de campo foram fundamentais para entender as sensibilidades construídas e muitas vezes não percebidas pelo trabalho docente. Por fim, constatou-se por meio dessa investigação que a criança compreendida como ser que está situado no meio histórico e social, apropria-se das coisas do mundo e em convívio com essa sociedade que produz culturas elas interagem com as mesmas que compreendemos como uma cultura mais ampla.

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Biografia do Autor

Meira Chaves Pereira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Docente na SEMED - Secretaria Municipal de Educação de Dourados/MS e especialista em educação infantil pela UEMS.

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Publicado

2013-07-05

Como Citar

Pereira, M. C. (2013). A produção da cultura infantil no ambiente escolar: um estudo de caso. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 1(1), 45–58. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1790

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo