v. 13 n. 20 (2017)

Debates

  • A política de educação superior no período recente - uma perspectiva de análise

    Arlete Moysés Rodrigues
    5-17
    DOI: https://doi.org/10.5418/RA2017.1320.0001
  • A expansão financeirizada do ensino superior e da pós-graduação no Brasil

    Manoel Fernandes de Sousa Neto
    18-29
    DOI: https://doi.org/10.5418/RA2017.1320.0002

Artigos

  • Dos solos à paisagem: uma discussão teórico-metodológica

    Marcelo Reis Nakashima, Grace Bungenstab Alves, André Mateus Barreiros, José Pereira Queiroz Neto
    30-52
    DOI: https://doi.org/10.5418/RA2017.1320.0003
  • Avaliação da vulnerabilidade aos perigos naturais: o caso do estado do Ceará, Brasil

    João Luís Sampaio Olímpio, Maria Elisa Zanella, Jader de Oliveira Santos
    53-82
    DOI: https://doi.org/10.5418/RA2017.1320.0004
  • Regiões econômicas mínero-metalúrgicas e os riscos de desastres ambientais das barragens de rejeito no Brasil

    Maria Célia Nunes Coelho, Luiz Jardim Wanderley, Tomás Coelho Garcia, Estêvão José da Silva Barbosa
    83-108
    DOI: https://doi.org/10.5418/RA2017.1320.0005
  • Breves reflexões sobre a geografia humanística e a percepção e vivência em áreas públicas

    Kelly Cristina Silva, Ralfo Matos
    109-129
    DOI: https://doi.org/10.5418/RA2017.1320.0006
  • Aglomeração urbana do sul Brasil, expansão urbana: 1990 a 2011

    Claure Morrone Parftt
    130-156
    DOI: https://doi.org/10.5418/RA2017.1320.0007
  • Os filhos de Adão - vicinais transamazônicas como entrelugares

    Wallace Wagner Rodrigues Pantoja, Angela Nunes de Oliveira, Maria Idinês Reis de Lima
    157-176
    DOI: https://doi.org/10.5418/RA2017.1320.0008
  • O pensamento colonial inerente à práxis (capitalista) estatal e a racionalidade ambiental de comunidades tradicionais como seu contraponto e r-existência

    Raquel de Carvalho Dumith
    177-208
    DOI: https://doi.org/10.5418/RA2017.1320.0009
  • A classe trabalhadora vai à universidade: análise das implicações político-pedagógicas a partir dos dados do Departamento de Geografia – USP

    Eduardo Donizeti Girotto
    209-235
    DOI: https://doi.org/10.5418/RA2017.1320.0010