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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA AUTORES
• São publicados apenas textos inéditos. Textos que tenham sido total ou parcialmente publicados em outros periódicos, anais de eventos ou capítulos de livros serão recusados. Casos que não apresentarem clareza quanto à obediência a esse critério serão discutidos pelo Conselho Editorial;
• Todos os artigos recebidos são submetidos a dois pareceristas (e a um terceiro em caso de discordância entre os dois primeiros), que recomendam ou não a publicação. Contribuições que apresentem conteúdo específico (como por exemplo: farta análise estatística, elevado conteúdo no emprego de técnicas de geoprocessamento etc.) também serão encaminhados a especialistas na área.

INSTRUÇÕES PARA ENVIO DO TEXTO PELA PLATAFORMA:
Cadastre-se no sistema ou acesse caso já seja cadastrado. O(s) nome(s) do(s) autor(es) devem ser preenchidos apenas com a inicial em caixa alta, não preencher o nome completo em caixa alta.
Siga rigorosamente os passos da submissão:
Passo 1. Iniciar submissão
Condições de Submissão. Ler e marcar todas. Todas as condições devem ser satisfeitas antes de continuar. (O autor tem de escolher uma seção temática, no caso "artigos" ou “resenhas”).
Passo 2. Transferência do manuscrito
Transferir Arquivo > Escolher Arquivo > Transferir (Atenção: o documento não deve conter informações do(s) autor(es).)
Passo 3. Metadados da submissão (Indexação)
Nesse passo o autor deve postar a identificação da obra, tais como: Título; Resumo; Palavras-chave; Agencia de Fomento do Autor e Co-autor(es) - apenas as primeiras letras do nome próprio é maiúscula. Não escreva todo o nome em caixa alta. O nome do primeiro autor aparecerá automaticamente, já que o mesmo está cadastrado no sistema e realizando a submissão.
Especial atenção deve ser conferida às credenciais do(s) autor(es). Constar: última titulação, vínculo profissional (ou condição acadêmica. Ex: filiação a programas de pós, bolsistas de agência de fomento, endereço postal, telefone e e-mail para contato).
Passo 4. Transferência de documentos suplementares
Passo opcional no processo de submissão para transferir "documentos suplementares", se for o caso.
Passo 5. Confirmação da submissão
Após concluídos e verificados os passos anteriores, clique em "Concluir submissão" para enviar seu trabalho para a Revista da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (Anpege). Um e-mail de confirmação será enviado. Acompanhe a situação da submissão, dentro do processo editorial da revista, acessando o sistema enquanto “autor”.
Devem constar em arquivos separados:
• Nome do(a) autor(a), formação, titulação acadêmica, atividade que exerce, instituição de vínculo, e-mail, telefone e endereço para correspondência.
• Os artigos devem conter RESUMO, TITULO E PALAVRAS-CHAVE EM TRÊS IDIOMAS: PORTUGUÊS, INGLÊS, FRANCÊS OU ESPANHOL. O resumo deve ter entre 100 e 150 palavras, com indicação de 3 a 5 palavras-chave.
• Os artigos devem ter entre 15 e 30 páginas, incluindo tabelas, gráficos, figuras e referências bibliográficas.
• FORMATAÇÃO: Fonte Times New Roman 11, todas as margens com 2.5, espaço vertical 1,5. Tabelas e gráficos em Excel. Fotos, mapas, cartogramas, fluxogramas, gráficos e similares devem ser nomeados como Figuras.
Os textos para resenhas devem ter, no máximo, cinco páginas.
Títulos em caixa alta e sub-títulos apenas com a primeira letra em caixa alta - ambos em negrito.
Todas as figuras devem ser enviadas em formato JPEG, com resolução de mínima de 600 dpi. Imagens que necessitem melhor resolução podem ser discutidas e aceitas, a critério do editor. Nas referências bibliográficas, os títulos são apresentados em negrito.
Os arquivos para submissão deverão estar em Microsoft Word.
Certificar-se de que todos os endereços "URL" no texto (ex.: http://pkp.ubc.ca) estão ativos.
Figuras, tabelas, quadros deverão ser inseridos no corpo do texto e não em seu final.
Certifique-se de que o nome do autor foi removido em "Propriedades do documento", opção do menu "Arquivo" do Microsoft Word.
• CRITÉRIOS BIBLIOGRÁFICOS
As referências bibliográficas devem seguir as normas atualizadas, estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e apresentadas em ordem alfabética.
As menções a autores, no correr do texto, seguem a forma (Autor, data) ou (Autor, data, página), como nos exemplos: (Harvey, 1983) ou (Harvey, 1983, p.15). Se houver mais de um obra do mesmo autor no mesmo ano, eles deverão ser diferenciados por uma letra após a data, em ordem alfabética: (Harvey, 1983a) (Harvey, 1983b) etc.
Quando não houver a informação, utilizar “s.n.”, “s.l.” e “s.d.” para, respectivamente, sine nomine (sem editora), sine loco (sem o local de edição) e sine data (sem referência de data).
Colocar como notas de rodapé apenas informações complementares e de natureza substantiva, em fonte Times New Roman, tamanho 10.
A Revista não prioriza a publicação de trabalhos com mais de três autores ou predominantemente assinados por graduandos. Mediante justificativas, os casos nessas condições serão avaliados pelo Conselho Editorial.
A Revista se reserva o direito de não publicar artigos que não estejam rigorosamente de acordo com estas normas.

GUIDELINES FOR AUTHORS
• Only unpublished texts are admitted. Texts that have been wholly or partially published in other journals, conference annals, and book chapters will be rejected. The Editorial Board will discuss the cases that are unclear about the compliance to this criterion;
• All manuscripts received will be submitted to two reviewers (and to a third one in the event of disagreement between the first two reviewers), who shall recommend approval or disapproval of the publication. Manuscripts with highly specific content (e.g., plentiful statistical analysis, numerous employments of geoprocessing techniques, etc.) shall also be sent to experts in the field.

INSTRUCTIONS FOR ONLINE SUBMISSIONS OF MANUSCRIPTS
Make your registration in the system or log in when already registered.
Strictly follow the steps of submission:
Step 1. Starting the Submission
Submission Check List. Read and mark all options. All conditions must be met before continuing. [The author must choose a thematic section, such as "artigos" (articles) or "resenhas" (reviews)].
Step 2. Uploading the Submission
Upload submission file>Choose File>Upload (Attention: the file must not have information about the author(s).
Step 3. Entering the Submission's Metadata (Indexation)
At this point, the author must insert the identification of the work, such as Title; Abstract; Keywords; Author’s and Co-Authors’ Supporting Agencies – only the first letters of the full name is capitalized. Do not write the whole name in uppercases. The name of the first author will automatically appear since he or her is already registered in the system and making the submission.
Particular attention must be given to the author(s)’ credentials. Make sure to include: the last title, employment status (or academic condition, e.g., affiliation with postgraduate programs, funding agency of fellowship, postal address, phone number, and e-mail address).
Step 4. Uploading supplementing files
An optional step in the submission process to upload "additional files", when applicable.
Step 5. Confirming Submission
Once you have completed and verified the steps above, click on "Finish Submission" to submit your work to the Journal magazine of the National Association of Graduate Studies and Research in Geography (ANPEGE). A confirmation e-mail will be sent to you. You can monitor the situation of your submission within the magazine's editorial process by accessing the system as “author”.
The following information must be submitted as a separate file:
• Author’s name; the level of schooling; academic titles; professional activity; institutional affiliation; e-mail address; telephone number; and postal address.

• Articles must include TITLE, ABSTRACT, and KEYWORDS IN THREE LANGUAGES: PORTUGUESE; ENGLISH, FRENCH or SPANISH. The abstract should have between 100 and 150 words, followed by three to five keywords.

• Articles should be between 15 and 30 pages in length, including tables, charts, pictures, and bibliographic references.

• FORMAT: Times New Roman 11-point type, margins set at 2.5 cm all round, and 1.5-line spacing. Charts and graphs in Excel. Pictures, maps, cartograms, flowcharts, graphs and the like should be named as “Figures”.

Review texts must not exceed five pages.
Titles must be written in uppercase letters and in sub-titles only the first letter of every word should be capitalized – both cases in bold.
All figures must be submitted in JPEG format, with a minimum resolution of 600 dpi. Images that need better resolution can be discussed and accepted at the discretion of the editor. In the references, titles are shown in bold.
Manuscripts for submission must be in Microsoft Word format.
All URL (e.g.: http://pkp.ubc.ca) contained in the text must be active.
Pictures, tables, and charts must be inserted in the body of the text and not at the end.
Make sure that the author's name was removed from the file in "Document Properties" from the "File" menu of Microsoft Word.
• REQUIREMENTS FOR REFERENCE LIST
Reference entries must follow updated norms established by the Brazilian Association of Technical Norms (ABNT), shown in alphabetical order.
References to authors, throughout the text, must follow the form (Author, date) or (Author, date, page), e.g.: (Harvey, 1983) or (Harvey, 1983, p.15). Should there be more than one work by the same author published in the same year, they must be differentiated by a letter after the date, in alphabetical order: (Harvey, 1983a), (Harvey, 1983b), etc.
When there is a lack of information, “s.n.”, “s.l.” and “s.d.” should be respectively used for sine nomine (without name of publisher), sine loco (without place of publication) and sine data (without data of publication).
Use footnotes only for additional and substantive information, typed in Times New Roman, size 10.
The Journal does not prioritize the publication of manuscripts with more than three authors or predominantly signed by undergraduate students. When supported by justifications, the cases meeting these conditions will be evaluated by the Editorial Board.
The Journal reserves the right not to publish articles that are not strictly in accordance with the above standards.

Translated by Caius Brandão (caiusbrandao@globo.com).

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição devera ser inédita, não tendo sido publicada em outro periódico, anais de evento ou capítulo de livro, mesmo que modificada parcialmente.

     The contribution must be unpublished and not submitted for publication elsewhere, including journals, annals, or book chapter, even when partially modified.

  2. Os arquivos para submissão deverão estar em Microsoft Word (desde que não ultrapasse 2MB).

    The submission file should be in Microsoft Word (provided it does not exceed 2MB).

     

  3. URLs para as referências deverão ser informadas quando necessário e devem estar ativas.

    URLs in the reference list should be informed when necessary and must be active.

  4. O texto deverá estar em Times New Roman em espaço vertical 1,5; usar uma fonte de 11-pontos; e notas de rodapé em Times New Roman 10. Empregará itálico em vez de sublinhado ou negrito (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas deverão ser inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.

    The manuscript must be typed in Times New Roman 11-point font with 1.5-line spacing; and footnotes in Times New Roman 10-point font. Italic must be employed instead of underlining or bold (except for URL addresses); figures and tables should be inserted in the body of the text, and not at the end of the document as attachments.

  5. O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em "Diretrizes para Autores", na seção Sobre a Revista.

    The text must adhere to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the “Diretrizes para Autores”, which are found in “Sobre a Revista”.

  6. A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do texto e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista.

    The identification of authorship must be omitted from the manuscript and from the Properties option in Microsoft Word, thus ensuring the Journal's confidentiality criteria.

     

     

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)

Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors retain copyrights and grant the Journal the right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this Journal.
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Authors are permitted and encouraged to publish and share their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Open Access - http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)

 

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.