Fungos associados às sementes de <em>Acca sellowiana</em>: efeitos na qualidade fisiológica das sementes e transmissão

Autores

  • Vinícius Spolaor Fantinel UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
  • Luciana Magda de Oliveira Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Ricardo Trezzi Casa
  • Emerson Couto da Rocha Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Priscilla Félix Schneider Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Marluci Pozzan
  • Patrícia Paloma Liesch Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Romell Alves Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.30612/agrarian.v10i38.4509

Palavras-chave:

Germinação, goiaba-serrana, sanidade de sementes.

Resumo

Objetivou-se analisar o efeito de fungos na qualidade fisiológica de sementes de goiaba-serrana, e determinar os possíveis prejuízos no desenvolvimento inicial de mudas dessa espécie. Para análise fisiológica das sementes, foi realizado teste de germinação, a 25 ºC e fotoperíodo de 12 h, por 30 dias; sendo avaliadas a porcentagem e a velocidade de germinação. Inicialmente, as sementes foram subdivididas, sendo uma parte submetida à assepsia superficial com álcool 70%, hipoclorito de sódio 1% com posterior lavagem em água destilada e outra não. Para a avaliação das plântulas foi realizado teste de emergência de plântulas em viveiro, por 60 dias. Foram avaliadas a porcentagem de emergência, a massa verde e a massa seca de plântulas, e identificados os fungos. Os fungos interferiram na porcentagem de plântulas normais. Aspergillus sp., Colletotrichum gloeosporioides, Fusarium sp., Penicillium sp. e Phomopsis sp. associam-se com sementes não germinadas de goiaba-serrana, sendo prejudiciais à sua qualidade fisiológica. C. gloeosporioides e Fusarium sp. são transmitidos de sementes para plântulas, causando lesões necróticas nos cotilédones e má formação de raízes respectivamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius Spolaor Fantinel, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Engenheiro Florestal graduado pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Engenharia Florestal pela Universidade do Estado de Santa Catarina

Luciana Magda de Oliveira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Dra. Engenheira Florestal Profª na Universidade do Estado de Santa Catarina. Departamento de Engenharia Florestal. área: sementes florestais.

Ricardo Trezzi Casa

Dr. Prof. Universidade do Estado de Santa Catarina. Departamento de Produção Vegetal. Área: Fitopatologia

Emerson Couto da Rocha, Universidade do Estado de Santa Catarina

Engenheiro Florestal. Mestre em Produção Vegetal e doutorando do programa de Pós Graduação em Produção Vegetal da UDESC.

Priscilla Félix Schneider, Universidade do Estado de Santa Catarina

Engenheira Florestal, Mestre em Produção Vegetal e doutoranda em Produção Vegetal pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Marluci Pozzan

Engenheira Florestal Universidade do Estado de Santa Catarina

Downloads

Publicado

2017-12-21

Como Citar

Fantinel, V. S., Oliveira, L. M. de, Casa, R. T., Rocha, E. C. da, Schneider, P. F., Pozzan, M., Liesch, P. P., & Ribeiro, R. A. (2017). Fungos associados às sementes de <em>Acca sellowiana</em>: efeitos na qualidade fisiológica das sementes e transmissão. Agrarian, 10(38), 328–335. https://doi.org/10.30612/agrarian.v10i38.4509

Edição

Seção

Artigo - Fitotecnia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)