Família como sujeito na historiografia didática sobre o contemporâneo e o tempo presente

Autores

  • Itamar Freitas Universidade Federal da Grande Dourados
  • Margarida Maria Dias de Oliveira

Palavras-chave:

Família. Ensino de História. Livro didático.

Resumo

Este artigo trata do sentido de família, representado textual e iconograficamente nos livros didáticos de história destinados ao ensino fundamental no Brasil. Com ele, dissertamos brevemente sobre a família como sujeito histórico e a presença da família na historiografia didática para adolescentes. Após análise imagética e procedimentos quantitativos, concluímos que o lugar da família nesse gênero textual formativo é marcado por uma assimetria entre os diferentes arranjos vividos pelos alunos e o predomínio do modelo nuclear expresso pelos autores de livros didáticos. O discurso da grande mídia, da Igreja e da maioria dos partidos políticos é um dos responsáveis pela contradição entre a imagem “sofredora” do ente família e a interdição de um tipo de família, bastante comum entre os alunos dos anos finais da escolarização básica: a família do tipo monoparental.

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Biografia do Autor

Itamar Freitas, Universidade Federal da Grande Dourados

Docente na Área de História, na Universidade Federal da Grande Dourados

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Publicado

2016-07-28

Como Citar

Freitas, I., & Oliveira, M. M. D. de. (2016). Família como sujeito na historiografia didática sobre o contemporâneo e o tempo presente. Fronteiras, 18(31), 322–338. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/5472

Edição

Seção

DOSSIÊ 09: TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS DO ENSINO DE HISTÓRIA II