Viajantes de Clio: intelectuais, intercâmbios e formação

Autores

  • Alexandra Lima da Silva

Palavras-chave:

Intelectuais. Formação. Viagens. Intercâmbio. Circulação de livros.

Resumo

O presente trabalho objetiva investigar os sentidos das viagens realizadas por intelectuais que se dedicaram à escrita de livros didáticos de História é o horizonte do presente trabalho. Objetiva analisar a importância das viagens no que se refere à circulação de livros e ideias referentes ao ensino de História do Brasil, sobretudo entre finais do século XIX até metade do século XX. Em suma, trilhar as viagens dos intelectuais que se dedicaram à escrita de manuais didáticos de história pode auxiliar no entendimento dos conflitos e competições do mercado editorial no período, com especial atenção à expansão do público escolar e às diferentes ações dos editores no sentido de ampliar a circulação de livros, dentro e fora do país.

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Publicado

2016-07-28

Como Citar

Silva, A. L. da. (2016). Viajantes de Clio: intelectuais, intercâmbios e formação. Fronteiras, 18(31), 227–243. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/5465

Edição

Seção

DOSSIÊ 09: TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS DO ENSINO DE HISTÓRIA II