Ensinar História e cultura afrobrasileira: possibilidades e alternativas de práticas pedagógicas

Autores

  • Júlio Ricardo Quevedo Santos Universidade Federal da Grande Dourados
  • Aristeu Castilhos da Rocha

Palavras-chave:

Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Diretrizes da História ensinada. História e cultura afrobrasileira. Trajetórias afrobrasileiras.

Resumo

A História ensinada está em pleno movimento de renovação de conteúdos, de abordagens e metodologias prescritas nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, de 2013, na Resolução n. 02/2015 do MEC/CNE, que trata da formação de profissionais para o Ensino de História, entre outras, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em processo de elaboração, desdobramentos da LDB n. 9394/96, acompanhadas de disputas pelo direito à Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) que tem por objetivo a cidadania e a promoção à igualdade étnico-racial. Antigos atores sociais e históricos – indígenas e afrobrasileiros – saem da invisibilidade e quebram o manto do silenciamento imposto pelos estereótipos racistas e assumem o lugar que sempre foi seu: o protagonismo da História, como se percebe nas atuais propostas de Políticas Públicas para a Educação Brasileira em ampla transformação. Partindo desta premissa, tratamos aqui de sinalizar algumas possibilidades e alternativas para o profissional em História – trabalhador em Educação – atuar frente a esta nova realidade da comunidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio Ricardo Quevedo Santos, Universidade Federal da Grande Dourados

Docente na Área de História, na Universidade Federal da Grande Dourados

Downloads

Publicado

2016-07-28

Como Citar

Santos, J. R. Q., & Rocha, A. C. da. (2016). Ensinar História e cultura afrobrasileira: possibilidades e alternativas de práticas pedagógicas. Fronteiras, 18(31), 68–98. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/5458

Edição

Seção

DOSSIÊ 09: TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS DO ENSINO DE HISTÓRIA II