Os concursos para docentes do ensino superior na área ensino de História

Raquel Alvarenga Sena Venera

Resumo


Este artigo é parte do resultado de uma pesquisa sobre as práticas discursivas privilegiadas nos concursos para docentes do Ensino Superior, adjunto e ou assistente, desenvolvida em 2010. As fontes foram analisadas se utilizando da Análise do Discurso, AD, em diálogo com a História do Tempo Presente. Os resultados evidenciam que não está em questão o sentido imediato de leitura que os editais suscitam, mas estamos, no tempo presente, diante de escolhas entre os profissionais com graduação em História que decidiram pesquisar temas específicos do ensino ou aqueles que preferiram continuar na História com outros temas alheios ao ensino. Esse dado aponta para uma memória de “longa duração” nos sentidos sobre formação docente.

Palavras-chave


História da Educação. Política Educacional. Ensino de História.

Texto completo:

PDF


Fronteiras: Revista de História - PPGH/FCH/UFGD
 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.