O sistema/mundo colonial/moderno e a natureza: reflexões preliminares

Autores

  • Rodrigo Ozelame da Silva Doutorando do Programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE-UFPR). https://orcid.org/0000-0002-9292-0204
  • Carolina dos Anjos de Borba Universidade Federal do Paraná Pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros NEAB/UFPR Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento - MADE/UFPR Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFPR https://orcid.org/0000-0003-3690-9411
  • Carina Catiana Foppa Universidade Federal do Paraná Setor de Educação - Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação (DTFE) Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMade) https://orcid.org/0000-0001-8338-9282

DOI:

https://doi.org/10.30612/videre.v13i26.12939

Palavras-chave:

Decolonialidade da natureza. Colonialidade da natureza. Resistências. América Latina. Grupo modernidade/colonialidade. Mapa mental.

Resumo

Este ensaio tem como objetivo, a partir da perspectiva do grupo modernidade/colonialidade, analisar a estrutura e o funcionamento do sistema/mundo colonial/moderno e sua repercussão na natureza, expressos na ideia de colonialidade da natureza. A justificativa é baseada na urgência de visibilizar, valorizar e (re)construir relações entre seres humanos e natureza que vá além da lógica da dominação/exploração. Para isso, foram elaborados mapas mentais e quadros sínteses para explicar as ideias-forças de sete conceitos-chaves: sistema/mundo colonial/moderno; colonialismo; colonialidade; resistências; decolonialidade; colonialidade da natureza; e decolonialidade da natureza. Como reflexões preliminares, destaca-se a identificação de dois paradigmas contraditórios do sistema/mundo: o primeiro, pautado no colonialismo e na colonialidade, conduz um projeto de morte para a América Latina, enquanto o segundo, alicerçado nas resistências latino-americanas e na decolonialidade, visa construir projetos que promovam vida para a região.

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Biografia do Autor

Rodrigo Ozelame da Silva, Doutorando do Programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE-UFPR).


Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE/UFPR). Possui graduação em Gestão Ambiental (FEPAR), mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGADRS/UFFS).Tem experiência na área da Agroecologia, com ênfase em sistemas agroflorestais, atuando principalmente nos seguintes temas: fortalecimento de grupos de referência em Agroecologia, valorização da sociobiodiversidade, elaboração e execução de projetos socioambientais

Carolina dos Anjos de Borba, Universidade Federal do Paraná Pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros NEAB/UFPR Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento - MADE/UFPR Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFPR

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (2006), mestrado (2008) e doutorado (2013) em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal do Paraná, atuando no Setor de Educação, no Pós-Graduação em Educação e no Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Tem experiência na área de Diversidade Étnico-Racial, com ênfase em Comunidades Tradicionais, atuando principalmente nos seguintes temas: quilombos, regularização fundiária, educação escolar quilombola, territorialização étnica, campesinato cabo-verdianos, bem viver e povos tradicionais

Carina Catiana Foppa, Universidade Federal do Paraná Setor de Educação - Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação (DTFE) Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMade)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Itajaí (2003), mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2009), especialista em Dinâmica dos Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos (2011) e doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2015). É professora adjunta I da Universidade Federal do Paraná, lotada no Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação do Setor de Educação. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-graduação - Mestrado e Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMade) e professora colaboradora do Mestrado Profissional em Ensino da Biologia (PROFBio).

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

Silva, R. O. da, Borba, C. dos A. de, & Foppa, C. C. (2021). O sistema/mundo colonial/moderno e a natureza: reflexões preliminares. Revista Videre, 13(26), 138–169. https://doi.org/10.30612/videre.v13i26.12939

Edição

Seção

Artigos