Território da cidadania Cone Sul: um novo olhar sobre à agricultura familiar
Palavras-chave:
Agricultores familiares, Desenvolvimento, Núcleo de extensão, ProduçãoResumo
A atuação do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial da Universidade Federal da Grande Dourados (NEDET - UFGD) junto ao Território da Cidadania Cone Sul têm dentre seusobjetivos fomentar atividades, promover e estimular a participação da sociedade civil organizada e do poder público local/regional no Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Cone Sul, visando a organização de um ambiente coletivo intercultural e multifuncional de articulação interna voltadas ao acesso as políticas públicas de fortalecimento e desenvolvimento rural sustentável. As atividades desenvolvidas correspondem ao recorte temporal de dezembro de 2014 à Dezembro de 2016, onde foram oportunizados momentos e espaços de diálogo direto com as múltiplas organizações e setores da sociedade civil e o poder público local/regional buscando estabelecer diretrizes, debater ações, programas e projetos de desenvolvimento territorial e fortalecimento da agricultura familiar em consonância com a realidade local. Conclui-se que o NEDET Cone Sul/UFGD concentrou seu trabalho no apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar do Território da Cidadania Cone Sul, divulgando e incentivando o acesso à políticas públicas pelos agricultores familiares, visando à melhoria da produção, o beneficiamento e a comercialização de alimentos saudáveis, a melhoria alimentar e nutricional, a inclusão social e a geração de renda para a permanência das famílias no campo, com melhores condições de vida.Downloads
Referências
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário; Referências para uma Estratégia de Desenvolvimento Rural Sustentável no Brasil. Brasília; 2016
CONAB. Manual De OperaçõesCONAB(MOC) CompraCom Doação Simultânea, 2014,
FUNAI. Terras Indígenas no Brasil –Situação Fundiária. Janeiro de 2016.
GUANZIROLI, C. E.; CARDIM, S. E. C. S.Novo Retrato da Agricultura Familiar: O Brasil Redescoberto. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2000,74p.
INCRA. Assentamentos -Informações Gerais/Superintendência Regional Mato Grosso do Sul -SR. 2016
MENDONÇA, F.M.; SANTOS, I.C. Importância do plano de negócio para a agricultura familiar. Informe agropecuário, v.31, n.254, p.95-102, 2010.
NIEDERLE, P.A. Delimitando as fronteiras entre mercados convencionais e alternativos para a agricultura familiar. Revista Extensão Rural, v.16, n.18, p.1-33, 2009.
UNISOL. Caderno de Legislação PAA e PNAE; Instituto Maytenus. Toledo-PR, Maio de 2011.
VILELA, D.; ARAÚJO, P.M.M. Contribuições da Câmaras Setoriais e Temáticas à formulação de políticas Públicas e Privadas para o Agronegócio. Brasília: MAPA/SE/CGAC, 2006, 496p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Carlos Alberto Heling, Euclides Reuter de Oliveira, Osvaldo de Souza Carbonari, Lais Valenzuella Muora, Suliany Pacheco Batista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.