UEG Mostra Moda – vestir consciente
Palavras-chave:
Moda, Academia, Sustentabilidade, MercadoResumo
O objetivo deste trabalho UEG Mostra Moda é buscar, com o diálogo interdisciplinar, o envolvimento da comunidade em uma dinâmica de vivências das pessoas que trabalham com moda quer seja na área acadêmica, da indústria ou do comércio ou mesmo as que, puro e simplesmente, gostam do assunto. Para tanto, considera a reflexão sobre a importância da academia no ensino do design de moda e a necessidade do profissional em questão no mercado. Trabalhando a moda sustentável, em um conceito de metodologias de produção que não prejudica ao meio ambiente, isto é a criação de roupas e acessórios, sem agredir o ecossistema. Com o objetivo de provocar a reflexão acerca do design e sua aplicabilidade na indústria de confecção de moda. A importância dos novos designers que estão sendo inseridos no mercado de trabalho, em criar produtos com materiais alternativos, pois vestir é um ato cotidiano e assim também pode ser nossa consciência, nos lembrando diariamente de buscar novos caminhos, menos prejudiciais para o planeta e para nós mesmos.Downloads
Referências
CALDAS, D. Observatório de sinais: teoria e prática da pesquisa de tendências. Rio de Janeiro: Editora Senac, 2006.
JONES, S. J. Fashion Design: Manual do estilista. São Paulo: Cosac Naif, 2005. 51
LIPOVETSKY, G. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Cia das letras, 2003.
PRECIOSA, R.; HAGEDORN, A. Notas sobre o Design de Moda e suas Práticas Experimentais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 7, 2006, Paraná. 7° P&D. Paraná: Universidade Federal do Paraná, 2006, 10 p. CD-Rom. Anais.
RECH, S. R. Moda: por um fio de qualidade. Florianópolis: Editora da UDESC, 2002.
RONCOLETTA, M. R. Deformidades formidáveis: a trajetória dos corpos transformados e da deficiência física pela moda. 2004. 125 f. Monografia de Especialização (Pós-Graduação em Marketing de Moda) – Faculdade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2004.
ROSA, L. Compreensão dos Contornos do Corpo para Desenvolver Produtos de Moda. In:CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 7, 2006, Paraná. Anais do 7° P&D. Paraná: Universidade Federal do Paraná, 2006, 12 p. CD-Rom.
VICENTINI, C. G; CASTILHO, K. Design do corpo, design da roupa: uma análise semiótica. In: PIRES, D. B. Design de moda: olhares diversos. São Paulo: Estação das letras e cores, p. 132-133, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Nélia Cristina Pinheiro Finotti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.