Eventos extremos diarios de precipitación en una ciudad de la región semiárida del Ceará  

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55761/abclima.v35i20.18731

Palabras clave:

Precipitaciones máximas, Semi árido, Precipitación

Resumen

El estudio aplicó la metodología de los máximos de precipitación para analizar eventos extremos de lluvia diaria en la ciudad de Juazeiro do Norte/CE, desde 1991 hasta 2021, identificando la génesis de estos eventos y los sistemas atmosféricos involucrados. Los datos de precipitación se obtuvieron de la base de datos de FUNCEME, y se aplicó la técnica estadística de los cuantiles para definir un umbral de lluvia para el municipio. Una vez establecidos los umbrales, los datos se utilizaron en la metodología de los máximos de precipitación para determinar valores de referencia para el análisis de eventos extremos diarios. Después, se analizaron cartas sinópticas e imágenes satelitales para identificar la posible génesis de estos eventos. A partir de la técnica de los cuantiles, se seleccionó el cuantil Q85% (lluvia muy fuerte, por encima de 37mm/24h) como umbral de referencia para Juazeiro do Norte. Utilizando la metodología de los máximos de precipitación con los datos tabulados de FUNCEME, se determinaron los valores de referencia para cada nivel de intensidad (Nivel I: 59,2; Nivel II: 80,8; Nivel III: 102,5; Nivel IV: 124,1). Al definir estos valores de referencia, fue posible cuantificar la ocurrencia de eventos por nivel, desde baja hasta muy alta intensidad. Como resultado, se seleccionaron los eventos de Nivel IV (intensidad muy alta) para un análisis detallado de su ocurrencia y posible génesis. Se comprobó que los eventos de Nivel IV ocurren principalmente durante la temporada de lluvias, particularmente en marzo, y están influenciados por la actividad de la ZCIT.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vinicius Ferreira Luna, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (PROPGEO/UECE) realizando estágio doutoral no Laboratório de Suelos y Medioambiente da Universidad Tecnologica Metropolitana do Chile (UTEM). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGEO/UFPE). Licenciado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (URCA) com Especialização em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Bacias Hidrográficas e Climatologia do Semiárido (HidroClima/URCA) e do Grupo de Pesquisa em Climatologia Tropical e Eventos Extremos (TROPOCLIMA/UFPE). Integrante do Laboratório de Estudos Morfoestruturais e Pedológicos (LEMEP/UECE) e do Laboratório de Análise Geoambiental (LAGEO/URCA). Possui experiência na área de Geografia Física com ênfase em Climatologia Urbana, atuando especialmente nos seguintes temas: Eventos Extremos de Chuva, Riscos, Desastres Naturais e Geotecnologias.

Cristiana Coutinho Duarte, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Bacharelado em Geografia (2007), mestrado em Geografia (2009) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Já foi professora do quadro efetivo do curso de Geografia da Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns e Coordenadora Setorial de Extensão dessa mesma universidade. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Geotecnologias e Geociências, com ênfase em Geomorfologia e Climatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de risco a desastres naturais, Sistema de Informações Geográficas (SIG) e Sensoriamento Remoto aplicados a análise da paisagem e modelagem ambiental.

Juliana Maria Oliveira Silva, Universidade Regional do Cariri

Doutora e Mestra em Geografia. É professora Adjunta L do curso de Geografia, Departamento de Geociências da Universidade Regional do Cariri (URCA), Ceará. Coordena o Laboratório de Análise Geoambiental (Lageo). Foi Chefe do Departamento de Geociências (2014 - 2016). Foi Bolsista Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e a Inovação Tecnológica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) para o período 2018-2020. Participou como membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Geografia (2020 - 2023). Integrou o Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Climatologia (2018 - 2020) e Conselho Fiscal (2021 - 2023). Atualmente faz parte da Diretoria da Associação Brasileira de Climatologia (2023 - 2025) exercendo a função na parte de Comunicação. É coordenadora adjunta do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em rede / URCA. Líder do Grupo de Pesquisa em Climatologia Geográfica e Bacias Hidrográficas do Semiárido (HIDROCLIMA). Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Climatologia Geográfica, Análise ambiental em Bacias Hidrográficas e Geotecnologias. Atualmente é Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Regional do Cariri. 

Fabio de Oliveira Sanches, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Geografia (2013) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde analisou os efeitos das mudanças climáticas (chuvas) na dinâmica da arenização no sudoeste gaúcho. Mestre em Ciências Ambientais (2002) pela Universidade de Taubaté, onde estudou os efeitos da formação do reservatório da UHE de Tucuruí (PA) nas chuvas locais. Graduado em Geografia (1996) pela Universidade de Sorocaba. Atualmente é Professor Associado II no Departamento de Geociências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Já em nível de pós-graduação, atua como professor/orientador no Programa de Pós-graduação em Geografia da UFJF (PPGEO/UFJF) e no Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído da UFJF (PROAC/UFJF). Atua, também, como Professor Visitante no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGG/UFGD). Desenvolve suas pesquisas na área da Climatologia, sobretudo, nos temas que envolvem variabilidade climática, mudanças climáticas e a ocorrência de eventos extremos. Também desenvolve pesquisas sobre a influência de lagos artificiais (UHE) e reservatórios hídricos na climatologia local (microclima), sendo um pesquisador de destaque sobre este tema no Brasil. Na Associação Brasileira de Climatologia, foi Diretor-Secretário (2014-2016), Diretor-Presidente (2016-2018) e, atualmente, é membro do Conselho Deliberativo (2018-2020). É membro do corpo editorial das revistas Equador (UFPI), Revista do Departamento de Geografia da USP, Revista Brasileira de Climatologia (ABClima), Geographia Meridionalis (UFPel) e Revista de Geografia (UFPE). Atua regularmente como revisor em importantes periódicos nacionais e internacionais (International Journal of Climatology, American Journal of Climate Change, Urban Climate entre outras). 

Ranyére Silva Nóbrega, Universidade Federal de Campina Grande

Prof. Dr. Associado IV da Unidade Acadêmica de Geografia, na Universidade Federal de Campina Grande.Doutor, mestre e graduado em Meteorologia pela UFCG e UFPE.Professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFPE.. Tutor egresso do PET Geografia UFPE.Vice- presidente da ABCLIMA no biênio 2018-2021. Atua principalmente nos seguintes temas: climatologia tropical, clima urbano, degradação ambiental, geotecnologias aplicadas ao meio ambiente, desastres naturais.

Citas

ARMOND, Núbia Beray; SANT’ANNA NETO, João Lima. Entre eventos e episódios: ritmo climático e excepcionalidade para uma abordagem geográfica do clima no município do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Climatologia, [S. l.], v. 20, 2021. DOI: 10.5380/abclima.v20i0.49792. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/rbclima/article/view/13951. Acesso em: 19 nov. 2024.

BARBIERI, Giovana Maria Lopes. Eventos de chuva extrema associados a sistemas atmosféricos de escala sinótica e escala local no Estado do Ceará. 2014. 290 f. Tese (Doutorado em Geografia) — Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014. Disponível em: < https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17637 >. Acesso em: 15/11/2022.

CPTEC/INPE. CLIMANÁLISE: Boletim de Monitoramento e Análise Climática. Cachoeira Paulista, SP, Brasil, vol. 19, 2004. Disponível em: <http://climanalise.cptec.inpe.br/~rclimanl/boletim/ > Acesso em: 26/11/2022

CPTEC/INPE. CLIMANÁLISE: Boletim de Monitoramento e Análise Climática. Cachoeira Paulista, SP, Brasil, vol. 26, 2011. Disponível em: <http://climanalise.cptec.inpe.br/~rclimanl/boletim/ > Acesso em: 26/11/2022

DU, Haixia; ALEXANDER, Lisa Victoria; DONAT, Markus Gerhard; LIPPMANN, Tilo; SRIVASTAVA, Ashish; SALINGER, James et al. Precipitation from persistent extremes is increasing in most regions and globally. Geophysical Research Letters, v. 46, p. 6041–6049, 2019. DOI: 10.1029/2019GL083906. Disponível em: https://doi.org/10.1029/2019GL083906. Acesso em: 15/11/2022.

DUARTE, Cristiana Coutinho. Eventos extremos de chuva e análise da suscetibilidade a movimentos de massa no município do Ipojuca-PE. 275 f. Tese (Doutorado em Geografia) — Universidade Federal de Pernambuco, CFCH, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16971. Acesso em: 19 nov. 2024.

DUARTE, Cristiana Coutinho; NÓBREGA, Ranyére Silva; COUTINHO, Roberto Quental. ANÁLISE CLIMATOLÓGICA E DOS EVENTOS EXTREMOS DE CHUVA NO MUNICÍPIO DO IPOJUCA, PERNAMBUCO. Revista de Geografia, [S. l.], v. 32, n. 2, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistageografia/article/view/229222. Acesso em: 19 nov. 2024.

ESTEVÃO, Gabriela de Souza; ALBUQUERQUE, Gabriella Saraiva de; SILVA, Mirelle Oliveira. Análise dos contrastes térmicos em episódios de inverno e verão em Juazeiro do Norte, Ceará. Revista GeoUECE, [S. L.], v. 9, n. 17, p. 169–185, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/4080. Acesso em: 24 jun. 2024.

FERREIRA, Nelson Jesus; RAMÍREZ, María Virginia; GAN, Manoel Alonso. Vórtices ciclônicos de altos níveis que atuam na vizinhança do Nordeste do Brasil. In: CAVALCANTI, Iracema Fonseca de Albuquerque; FERREIRA, Nelson Jesus; SILVA, Maria Gertrudes Alvarez Justi da; DIAS, Maria Assunção Faus da Silva (Orgs.). Tempo e clima no Brasil. 2. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2009. v. 2, cap. 3, p. 43–60.

FUNCEME. Tendência climática para o período de fevereiro a maio de 2004. In: VI WORKSHOP INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO CLIMÁTICA PARA A REGIÃO, 2004. Disponível em: http://www.funceme.br/. Acesso em: 25 nov. 2022.

FUNCEME. Zoneamento geoambiental do estado do Ceará: parte II: mesorregião do sul cearense. Fortaleza: FUNCEME, 2006.

GOUDARD, Gabriela. Eventos pluviais extremos e riscos hidrometeorológicos híbridos na bacia do Alto Iguaçu (Paraná). 236 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) — Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Curitiba, 2019. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/61973. Acesso em: 19 nov. 2024.

IPECE (Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará). Juazeiro do Norte: perfil básico do município. Fortaleza: IPECE, 2017. Disponível em: http://www.ipece.ce.gov.br. Acesso em: 28 maio 2022.

LIMA, Geislam Gomes de; RIBEIRO, Simone Cardoso. Geomorfologia e paisagem do município de Juazeiro do Norte/CE: relações entre a natureza semiárida e os impactos antrópicos. Revista Geonorte, edição especial, v. 2, n. 4, p. 520–530, 2012. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2104/1981. Acesso em: 19 nov. 2022.

LUNA, Vinícius Ferreira. Eventos extremos de chuva e impactos associados no município de Crato/CE. 51 p. Monografia (Graduação em Geografia) — Universidade Regional do Cariri, Departamento de Geociências, Crato, 2020.

LUNA, Vinícius Ferreira; SILVA, Juliana Maria Oliveira. Eventos extremos de chuva e impactos associados no município de Crato/CE. Geografia Ensino & Pesquisa, [s.l.], v. 27, p. e69086, 2023. DOI: 10.5902/2236499469086. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/69086. Acesso em: 31 out. 2023.

LUNA, Vinícius Ferreira; DUARTE, Cristiana Coutinho; SILVA, Juliana Maria Oliveira; ANJOS, Lillian Souza dos; NÓBREGA, Ranyére Silva. Chuvas em Juazeiro do Norte, Ceará: análise dos extremos e suas repercussões. Revista de Geografia, [s.l.], v. 40, n. 1, p. 147–165, 2023. DOI: 10.51359/2238-6211.2023.255255. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/255255. Acesso em: 24 jun. 2024.

LYRA, Matheus José Arruda; FEDOROVA, Natalia; LEVIT, Vladimir; FREITAS, Ismael Guidson Farias de. Características dos complexos convectivos de mesoescala no Nordeste Brasileiro. Revista Brasileira de Meteorologia, v. 35, edição especial, p. 727–734, out./dez. 2020. DOI: 10.1590/0102-7786355000001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbmet/a/QmD4FK5gDch7xDMrcXw5Nmx/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 nov. 2024.

MACÊDO, Joalana Araújo; SANTOS, Jader de Oliveira. Caracterização de eventos máximos de precipitação no semiárido cearense. Papers do NAEA, v. 30, n. 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/pnaea/article/view/11259. Acesso em: 20 nov. 2023.

MELO, Anna Bárbara Coutinho de; CAVALCANTI, Iracema Fonseca de A.; SOUZA, Paula Pereira. Zona de Convergência Intertropical do Atlântico. In: CAVALCANTI, Iracema Fonseca de Albuquerque; FERREIRA, Nelson Jesus; SILVA, Maria Gertrudes Alvarez Justi da; DIAS, Maria Assunção Faus da Silva (Orgs.). Tempo e clima no Brasil. 2. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2009. v. 2, cap. 2, p. 25–41.

MONTEIRO, Jander Barbosa; ZANELLA, Maria Elisa. Eventos extremos no estado do Ceará, Brasil: uma análise estatística de episódios pluviométricos no mês de março de 2019. GeoTextos, [s.l.], v. 15, n. 2, 2019. DOI: 10.9771/geo.v15i2.32093. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/geotextos/article/view/32093. Acesso em: 31 out. 2023.

MONTEIRO, J. B.; ZANELLA, M. E. A metodologia dos máximos de precipitação aplicada ao estudo de eventos extremos diários nos municípios de Crato, Fortaleza e Sobral-CE. GeoTextos, [S. l.], v. 13, n. 2, 2017. DOI: 10.9771/1984-5537geo.v13i2.24011. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/geotextos/article/view/24011. Acesso em: 19 nov. 2024.

OLIVEIRA, Guilherme Garcia de; BRUBACHER, João Paulo; QUEVEDO, Renata Pacheco; GUASSELLI, Laurindo Antonio. Limiares de chuva para a ocorrência de desastres na bacia hidrográfica do rio dos Sinos, RS. In: XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA, 2012, Gramado - RS. Anais. Gramado: [s.n.], 2012. p. 1–5. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/321295670_Limiares_de_chuva_para_a_ocorrencia_de_desastres_na_bacia_hidrografica_do_rio_dos_Sinos_RS. Acesso em: 26 out. 2023.

PENDERGRASS, Angeline G.; KNUTTI, Reto. The uneven nature of daily precipitation and its change. Geophysical Research Letters, v. 45, p. 11.980–11.988, 2018. DOI: 10.1029/2018GL080298. Disponível em: https://doi.org/10.1029/2018GL080298. Acesso em: 19 nov. 2024.

REIS, George Pereira; SILVA, Francisco Marciano de Alencar; SILVA, Juliana Maria Oliveira. Eventos extremos de chuva na porção a barlavento da Chapada do Araripe – CE no período chuvoso de 2011. Revista Geonorte, [s.l.], v. 3, n. 8, p. 988–, 2012. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2449. Acesso em: 19 nov. 2024.

SALACK, Seyni; SALEY, Inoussa A.; LAWSON, Namo Z.; ZABRÉ, Ibrahim; DAKU, Elidaa K. Scales for rating heavy rainfall events in the West African Sahel. Weather and Climate Extremes, v. 21, p. 36–42, 2018. DOI: 10.1016/j.wace.2018.05.004. Disponível em: http://doi.org/10.1016/j.wace.2018.05.004. Acesso em: 18 out. 2023.

SANCHES, Fábio de Oliveira; VERDUM, Roberto; FISCH, Gilberto. Chuvas extremas em Alegrete (RS): um estudo sobre sua ocorrência no século XX. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 36, n. 2, p. 340, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/327. Acesso em: 31 out. 2023.

SANTANA, Luciano Valverde. Atlas Histórico e Geográfico de Juazeiro do Norte. Juazeiro do Norte: Atalaia, 2021.

SCHAUWECKER, Simone; GASCÓN, Estíbaliz; PARK, Shinju; RUIZ-VILLANUEVA, Virginia; SCHWARB, Manfred; SEMPERE-TORRES, Daniel; STOFFEL, Markus; VITOLO, Claudia; ROHRER, Mario. Anticipating cascading effects of extreme precipitation with pathway schemes - Three case studies from Europe. Environment International, v. 127, p. 291–304, 2019. DOI: 10.1016/j.envint.2019.02.072. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.envint.2019.02.072. Acesso em: 19 nov. 2024.

SILVA, Natieli Tenório da. As chuvas no município de João Pessoa: impactos, riscos e vulnerabilidade socioambiental. 133 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) — Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e da Natureza, João Pessoa, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18971. Acesso em: 19 nov. 2024.

SOARES, Lucas Pereira. Caracterização climática do Estado do Ceará com base nos agentes da circulação regional produtores dos tipos de tempo. 240 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) — Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17688. Acesso em: 19 nov. 2024.

SPRUCE, Michelle; ARTHUR, Richard; WILLIAMS, H. T. P. Using social media to measure impacts of named storm events in the United Kingdom and Ireland. Meteorological Applications, v. 27, n. 1, 2020. DOI: 10.1002/met.1887. Disponível em: https://doi.org/10.1002/met.1887. Acesso em: 18 nov. 2023.

WALSH, John E.; BALLINGER, Thomas J.; EUSKIRCHEN, Eugénie S.; HANNA, Edward; MÅRD, Johanna; OVERLAND, James E.; TANGEN, Helge; VIHMA, Timo. Extreme weather and climate events in northern areas: A review. Earth-Science Reviews, v. 209, 2020. DOI: 10.1016/j.earscirev.2020.103281. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0012825220303706. Acesso em: 19 out. 2023.

WANDERLEY, Lucas Suassuna de Albuquerque; NÓBREGA, Ranyére Silva; MOREIRA, Ayobami Badiru; ANJOS, Rafael Silva dos; ALMEIDA, Caio Américo Pereira de. AS CHUVAS NA CIDADE DO RECIFE: UMA CLIMATOLOGIA DE EXTREMOS. Revista Brasileira de Climatologia, [S. l.], v. 22, 2021. DOI: 10.5380/abclima.v22i0.56034. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/rbclima/article/view/14035. Acesso em: 25 nov. 2022.

ZANELLA, Maria Elisa. Eventos pluviométricos intensos e impactos gerados na cidade de Curitiba/PR, bairro Cajuru: um destaque para inundações urbanas. Revista Mercator, Fortaleza, v. 5, n. 9, p. 61–74, 2006. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2105. Acesso em: 6 set. 2023.

ZANELLA, Maria Elisa. Caracterização climática e os recursos hídricos do estado do Ceará. In: SILVA, José Borzacchiello da; DANTAS, Eustógio Wanderley; CAVALCANTE, Tércia. (Orgs.). Geografia do Ceará: um novo olhar geográfico. 2. ed. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2007. p. 169–188.

Publicado

20/11/2024

Cómo citar

Luna, V. F., Duarte, C. C., Silva, J. M. O., Sanches, F. de O., & Nóbrega, R. S. (2024).  Eventos extremos diarios de precipitación en una ciudad de la región semiárida del Ceará  . Revista Brasileña De Climatología, 35(20), 607–629. https://doi.org/10.55761/abclima.v35i20.18731

Número

Sección

Artigos