VARREDORAS(ES) DE RUA DE PRESIDENTE PRUDENTE/SP/BR: UM ESTUDO SOBRE INSALUBRIDADE TÉRMICA EM AMBIENTES LABORAIS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rbclima.v27i0.73508Palabras clave:
Insalubridade térmica, Presidente Prudente/SP, varrição públicaResumen
O presente artigo discorre sobre o cotidiano laboral de pessoas que atuam a céu aberto, com ênfase à exposição a condições térmicas insalubres. Tomamos como exemplo a rotina de trabalho das varredoras de rua de Presidente Prudente/SP. Desta forma, descrevemos as características meteorológicas da área de estudo, delimitamos os eventos térmico insalubres, discorremos sobre os riscos de atuar nestas condições, demonstramos os resultados do tratamento dos dados meteorológicos e os complementamos com imagens de infravermelho termal, por fim sintetizamos alguns relatos das trabalhadoras acerca de suas experiências laborais e térmicas. Com isso identificamos um cenário no qual 37% das horas do ano estão enquadradas como insalubres, as temperaturas localizadas viabilizadas por imagens de infravermelho termal são extremamente altas e os dispêndios derivados dessa rotina insurgem nos relatos destas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença