SIMULAÇÃO DO EFEITO DE USO DA TERRA NA ATENUAÇÃO DA ENERGIA CINÉTICA DA CHUVA SOBRE UMA BACIA HIDROGRÁFICA NO SUDOESTE DE GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v25i0.60998Palabras clave:
pluviômetros vetoriais, declividade, orientação de vertentes, redução.Resumen
As simulações dos impactos cinéticos da chuva sobre uma bacia hidrográfica são importantes para planejamento agronômico, ambiental e regional. Este trabalho teve como objetivo utilizar dados e propriedades pluviométricas como: densidade das precipitações, direção e inclinação das chuvas, aspectos topográficos como, declividade e orientação das vertentes, para simular a energia cinética das chuvas sobre as encostas e o efeito atenuante da cobertura vegetal na redução destes impactos cinéticos. Os resultados mostraram que o pluviômetro de PVC de 163 cm² é compatível com o pluviômetro padrão do INMET, cujos dados foram utilizados para o presente estudo. As análises dos resultados mostraram que a maioria das chuvas vem de sudeste, seguida por chuvas vindas do sul. A declividade e orientação das vertentes dentro da bacia favoreceram a simulação no sentido de evidenciar esses impactos. As maiores precipitações foram em fevereiro de 2012 e janeiro de 2013, as maiores atenuações de impactos ocorreram durante os meses de abril de 2012 e janeiro de 2013, principalmente sobre as vertentes contrárias a direção predominante das chuvas e com declividade aproximada à da inclinação das chuvas. Foi observado também que o efeito atenuante da cobertura do solo mostrou resultados acentuados em relação à cobertura e época de cultivo e isso leva a concluir que a simulação adotada chegou a resultados relevantes uma vez que foi possível evidenciar onde ocorrem as maiores reduções.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença