ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DAS CHUVAS PERSISTENTES NA REGIÃO DO PARQUE ESTADUAL DO RIO DOCE–PERD, SOB INFLUÊNCIAS DAS ZCAS E ZCOU (OUT/2015 A DEZ/2016)
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v1i0.59298Palabras clave:
Parque Estadual do Rio Doce, Zona de Convergência da América do Sul, Zona de Convergência de Umidade, Decêndio.Resumen
Este artigo tem por objetivo analisar os eventos de chuvas persistentes que ocorreram na região do Parque Estadual do Rio Doce (PERD), para o período de outubro de 2015 a dezembro de 2016, por meio de elaboração de mapas decendiais de precipitações, com dados fornecidos das estações meteorológicas automáticas de Timóteo e Caratinga fornecidos pelo INMET e com o uso software ArcGIS 10.5. Assim, foi analisado o decêndio de cada mês, observando os maiores e menores índices totais pluviométricos bem como os eventos: Zona de Convergência da América do Sul (ZCAS) e Zona de Convergência de Umidade (ZCOU), que geraram as chuvas persistentes na região. Os resultados evidenciaram a estreita relação entre os eventos de ZCAS e ZCOU e catástrofes urbanas como enchentes e deslizamentos, ocorridos nos município do entorno do PERD, bem como demonstram a urgente e crescente necessidade do planejamento estratégico por parte do poder público e da população na organização do espaço geográfico de modo a evitar transtornos como a perda de vidas humanas, prejuízos materiais e danos ambientais, devido à influência destes mecanismos atmosféricos na gênese das chuvas persistentes e seus efeitos no Bioma Mata Atlântica e sistemas lacustres do
PERD.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença