VARIABILIDADE HORÁRIA E INTENSIDADE SAZONAL DA PRECIPITAÇÃO NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ–AM
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v22i0.58089Palabras clave:
Climatologia, Pluviometria, Sul do AmazonasResumen
O município de Humaitá, no sul do Estado do Amazonas, apresenta uma notável taxa de crescimento populacional, o que favorece o desmatamento e, consequentemente, afeta o regime pluviométrico regional. Estudos sobre precipitação na região amazônica são baseados em dados espacial, mensais ou anuais das chuvas. Então, esse trabalho objetivou estudar a frequência relativa horária e a intensidade da precipitação no município de Humaitá-AM. Os dados de precipitação horária foram coletados na estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia INMET, localizada no Instituto Federal do Amazonas - IFAM (7.55º S e 63.07º W e 54 m). Foi feita a somatória de todos os horários em que houve ocorrências de precipitação registrada pela estação meteorológica no período de julho de 2012 até julho de 2017. A frequência relativa e a variabilidade horária média sazonal foram calculadas pelo método proposto por SPIEGEL. Verificou-se que durante a estação de outono as chuvas são frequentes no período da manhã (03:00hs e 06:00hs), com picos secundários no início da tarde (14:00hs) e mínimas entre 09:00hs e 13:00hs. No inverno às máximas se concentram à tarde (15:00hs e 16:00hs) e mínimas (03:00hs e 04:00hs). Na primavera esses eventos são comuns no decorrer da tarde e parte da noite (14:00hs, 16:00hs e 20:00hs), e são menos constantes entre 10:00hs e 12:00hs. Na estação de verão as chuvas se concentram entre 01:00h e 07:00hs, com pico máximo as 04:00hs e mínima (12:00hs). Notou-se ainda que no período chuvoso foram registradas máximas (06:00hs e 07:00hs), e mínimas (10:00hs e 12:00hs). No período seco as chuvas predominam (06:00hs e 08:00hs) e mínimas (09:00hs, 12:00hs e 16:00hs). A intensidade das chuvas entre as estações do ano é, na maioria, classificada como fraca, seguido por eventos de categoria moderada e forte. Verificou-se que eventos com intensidade muito forte ocorreram apenas durante a estação da primavera. Por fim, a precipitação demonstrou ser mais comum durante a manhã no outono e verão e mais frequentes no período da tarde na primavera e inverno.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença