ANÁLISE DA VARIABILIDADE PLUVIAL NA UNIDADE DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS DO PARAÍBA DO SUL (UGHRI-2)
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v14i1.36536Palabras clave:
variabilidade pluvial, UGRHI-2, Vale do Paraíba, isolinhas, IACResumen
O estudo de variabilidade se torna cada vez mais importante nos dias atuais. Estudar o comportamento da precipitação perante eventos externos é de suma importância. A região do Vale do Paraíba, é importante para o estudo da variabilidade, uma vez que, a região sofre influência da maritimidade e de constantes frentes frias, que acabam ocasionando precipitações durante a maior parte dos meses do ano. Este estudo tem como objetivo analisar a variabilidade pluvial na UGRHI-2, analisando a interferência dos eventos ENOS/Oscilação Sul e das Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) na quantidade e na distribuição de chuvas na região. As UGRHI foram criadas para ajudara distribuição e o controle das águas no estado de São Paulo, dividiu-se as bacias hidrográficas para que assim fossem evitados problemas como os de má distribuição e escassez de água em algumas áreas do estado. Para o estudo da variabilidade, foram utilizados diversos softwares, dentre eles o Excel, Variowin e o pacote estatístico R, na subrotina Climatol, com o objetivo de elaborar isolinhas que mostrem a espacialização das anomalias de chuva nos anos estudados Também foi estudado o Índice de Anomalia de Chuva (IAC), constatando de maneira mais efetiva os anos de anomalia positiva e negativa, com o propósito de estudar a variabilidade temporal da chuva na área de estudo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença