Desarrollo de la aplicación "aprenda climatología": estudio de caso como herramienta pedagógica en los últimos años de la educación primaria

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55761/abclima.v34i20.17342

Resumen

Como se recomienda en la Base Curricular Común Nacional (BNCC) y en el Documento Curricular Referencial del Estado de Ceará (DCRC), los contenidos sobre clima y variabilidad climática deben ser enseñados de forma contextualizada, considerando el protagonismo de los alumnos. Así, el objetivo principal de este estudio es investigar el uso de una aplicación desarrollada para dispositivos móviles en el proceso de enseñanza-aprendizaje de estos contenidos, los cuales son impartidos en los últimos años de la educación primaria. De esta manera, se desarrolló la aplicación "Aprenda Climatología" en lenguaje No-Code en la plataforma FIGMA y se puso a disposición de los estudiantes del octavo año del Colégio Militar do Corpo de Bombeiros de Fortaleza/CE. Los contenidos, curiosidades y un cuestionario investigativo, que se aplicó a través de un formulario electrónico, buscan fortalecer el uso de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) en actividades académicas y extracurriculares complementarias. Los resultados muestran que el 75% de los estudiantes obtuvieron un rendimiento satisfactorio en las respuestas de las preguntas propuestas en el cuestionario y que el 90% de estos estudiantes afirman haber aprobado el método de enseñanza propuesto. Así, se concluyó que el uso de esta tecnología como metodología de enseñanza era prometedor y que era capaz de motivar a la mayoría de los estudiantes participantes, reafirmando que el uso de DICT puede facilitar la comprensión de los contenidos impartidos en el aula.

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Biografía del autor/a

Emerson Thadeu da Silva Souza, Universidade estadual do Ceará

Possui Mestrado em Climatologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE 2022) graduação em Segurança Pública pela Universidade Estácio de Sá (2017) e graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Ceará (2022). Atualmente é soldado pronto - Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará.

Emerson Mariano da Silva , Universidade Estadual do Ceará

Professor Associado II do Curso de Física da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Possui graduação e Mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba ? UFPB (1999 e 2001) e Doutorado em Engenharia Civil (Área de concentração: Recursos Hídricos - Linha de Pesquisa: Climatologia do Nordeste) pela Universidade Federal do Ceará ? UFC (2007). Coordenador do Curso de Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas da UECE (2010 - 2016). Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET: 2014 - 2016). Membro do Conselho Científico do Centro de Investigações Climáticas e Aplicações dos Países da CPLP e África ? CIICLAA. Membro do Fórum Cearense de Mudanças Climáticas e Biodiversidade (Portaria 303/2016 UECE). Membro do Conselho Municipal de Proteção de Defesa Civil ? Prefeitura Municipal de Fortaleza (Portaria 313/2016 UECE). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq ? Nível 2 (03/2015 a 02/2018). Presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET: 2016 - 2017). Membro do Conselho Deliberativo da SBMET (2016 - 2019). Pró-Reitor de Políticas Estudantis da UECE (2016 - 2020). Atualmente é Coordenador do Mestrado Profissional em Climatologia e Aplicações nos Países da CPLP e África (Portaria 2985/20015 UECE), Editor Associado da Revista Brasileira de Meteorologia ? RBMET (2014 ? Atual), Membro do Projeto Cientista Chefe da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ceará (Funcap/Secitece) e Membro do Conselho Estadual de Proteção e Defesa Civil (Coepdec) do Ceará (Portaria 288/2023).

João Hugo Baracuy da Cunha Campos, Universidade Estadual da Paraíba

Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2004), licenciado em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (2007), possui mestrado em Meteorologia, com área de concentração em Agrometeorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2006), doutorado em Recursos Naturais, com área de concentração em Modelagem de Processos Ambientais pela Universidade Federal de Campina Grande (2010), e Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2016). Tem experiência nas áreas de agrometeorologia, climatologia estatística, recursos hídricos, matemática aplicada e estatística aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem agrometeorológica, pegada hídrica e métodos estatísticos. Professor do curso de Licenciatura em Física, no Campus VIII da Universidade Estadual da Paraíba.

José Maria Brabo Alves, Universidade Estadual do Ceara

Graduado em Meteorologia pela Universidade Federal do Pará, Mestrado e Doutorado em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutorado em Ciências Atmosféricas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente exerce a função de Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE) - Centro de Tecnologia - Departamento de Física. Exerceu a gerência da Divisão de Tempo e Clima da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos. Tem experiência como Pesquisador na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia Dinâmica, Climatologia e estudos aplicados tais como: os impactos da variabilidade climática na agricultura e recursos hídricos do Nordeste do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: variabilidade sazonal e intrassazonal, previsibilidade e prognóstico sazonal, sistemas atmosféricos atuantes no Nordeste do Brasil. Tem colaborado cientificamente em orientações de Graduação e Pós-Graduação dos cursos de Ciências Físicas e Aplicadas da Universidade Estadual do Ceará e de Engenharia Civil - Recursos Hídricos e Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui vários prêmios em eventos científicos e correlatos. É revisor de vários periódicos Nacionais e Internacionais, é membro colaborador do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. Atualmente é Editor Chefe da Revista Brasileira de Meteorologia.

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Publicado

25/01/2024

Cómo citar

Souza, E. T. da S., da Silva , E. M., Campos, J. H. B. da C., & Alves, J. M. B. (2024). Desarrollo de la aplicación "aprenda climatología": estudio de caso como herramienta pedagógica en los últimos años de la educación primaria. Revista Brasileña De Climatología, 34(20), 204–223. https://doi.org/10.55761/abclima.v34i20.17342

Número

Sección

Artigos