A NATUREZA DO CLIMA E O CLIMA DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v26i0.68155Palabras clave:
Capitalismo Climático, Produção da Natureza, Mudanças ClimáticasResumen
O objetivo deste artigo é apresentar uma discussão crítica acerca dos conceitos de mudança e alteração climática. A princípio destaca-se o debate sobre a relação sociedade e natureza e os distintos conceitos de clima associados às correntes da climatologia na geografia. Em seguida faz-se uma associação à como o clima tem sido produzido e incorporado a uma agenda política, econômica e social. Aponta-se que no debate sobre as alterações climáticas e do papel que cabe à Geografia, em especial à Geografia Física Crítica, há uma ressignificação do conceito de mudança (climatic change) para alteração climática (climate change) que são explicadas pela escala. Dessa forma, as alterações climáticas recentes podem ser entendidas como fenômenos climáticos alterados por uma complexa cadeia de ações sociais e naturais iniciadas a partir da revolução industrial e intensificadas no bojo da sociedade capitalista fossilista.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença