Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro, um Grande Mestre
DOI:
https://doi.org/10.55761/abclima.v33i19.16361Resumo
Esse artigo tem o objetivo de prestar uma homenagem ao Prof. Dr. Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro, um grande mestre. Para escrevê-lo, associo informações sobre sua formação acadêmica, concluída em 1952, aos constituintes de sua trajetória profissional, abordando aspectos da centralidade de sua obra e das experiências acadêmicas que nos aproximaram. Seu desenvolvimento teórico inicial ocorreu na Universidade do Brasil (RJ) e,desde o princípio da atividade profissional, dirigiu sua proposição intelectual e sua orientação acadêmica para a História, conforme relatava, estabelecendo o vínculo que sempre buscou entre História, Arte e Geografia.
Downloads
Referências
MONTEIRO, CARLOS, A. F. Depoimento Reflexivo sobre a produção de um geógrafo brasileiro da segunda metade do século XX. Alagoas: Ed. Uneal, 2013. 133 p.
MONTEIRO, CARLOS, A. F. Introdução à história da Amazônia brasileira. Manaus: Ed. UFAM, 2012. 144 p.
MONTEIRO, CARLOS, A. F. O Cristal e a Chama. Dourados: Ed. UFGD, 2013. 287 p.
MONTEIRO, CARLOS. A. F. A questão ambiental na Geografia do Brasil. Florianópolis: Ed. UFSC, 2003. 49 p.
MONTEIRO, CARLOS. A. F. Clima e Excepcionalismo - conjecturas sobre o desempenho da atmosfera como fenômeno geográfico. Florianópolis: Ed. UFSC, 1991. v. 1. 239 p.
MONTEIRO, CARLOS. A. F. Geografia Sempre - O homem e seus mundos. [S. l.]: Edições Territorial, 2008.
MONTEIRO, CARLOS. A. F. Geossistemas - História de uma procura. São Paulo: Contexto, 2001. v. 1. 154 p.
MONTEIRO, CARLOS. A. F. O Estudo Geográfico do Clima. Florianópolis: Ed. UFSC, 1999.
MONTEIRO, CARLOS. A. F. O mapa e a trama - ensaios sobre o conteúdo geográfico em criações romanescas. Florianópolis: Ed. UFSC, 2002. 242 p.
MONTEIRO, CARLOS. A. F. Rua da Glória. [S. l.]: Edição Piloto do Autor, 1993. 1520 p.
MONTEIRO, CARLOS. A. F. Tempo de Balaio - uma sinopse da evolução histórica do Piauí a partir da situação vigente no meado do século XIX, após a consumação da Guerra dos Balaios, quando da mudança do capital. [S. l.]: Edição Piloto do Autor, 1993. 339 p.
MONTEIRO, CARLOS. A. F.; MENDONCA, F. Clima Urbano. São Paulo: Contexto, 2002. 192 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença