VARIAÇÃO ESPACIAL DA TEMPERATURA DO AR NA ÁREA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO VACACAÍ, RS
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v17i0.36710Palavras-chave:
temperatura, latitude, altitudeResumo
Foram mapeadas as temperaturas médias das médias, médias das mínimas e médias das máximas mensais e anuais do ar, na área da bacia hidrográfica do Rio Vacacaí, estado do Rio Grande do Sul - RS. A área da bacia hidrográfica foi delimitada utilizando-se imagens disponibilizadas pela Embrapa Monitoramento por Satélite importadas para o Software ArcMap 10. As imagens contem dados altimétricos distribuídos em todos os pixels. Estes foram transformados em pontos, e, para cada um dos pontos, determinada a latitude, que, por sua vez, foi utilizada no cálculo das temperaturas, com a utilização de equações de regressão. A partir dos dados de altitude e latitude e da temperatura estimada para todos os pontos da área da bacia hidrográfica, estes foram novamente convertidos em pixels para a reconstituição da imagem da bacia hidrográfica, a confecção dos mapas da variação espacial das temperaturas do ar e o traçado das isotermas. Os valores mais elevados de temperatura ocorrem na Depressão Central, principalmente, próximo ao curso do rio Vacacaí, onde estão localizadas as áreas de menor altitude e os mais baixos, nas partes de maior altitude, como no rebordo do Planalto e, principalmente, na Serra do Sudeste.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença