A COVID-19 como objeto de estudo na Psicologia

Autores

Palavras-chave:

Pandemia, Pós-graduação, Saúde mental

Resumo

O Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPgPsi) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) foi criado em 2016, visando contribuir com a formação de docentes e pesquisadoras(es) para além das fronteiras nacionais. O PPgPsi é constituído pela área de concentração em Psicologia e linhas de pesquisa: Processos Comportamentais e Cognitivos (linha 1) e Processos Psicossociais (linha 2), às quais estão atreladas suas disciplinas e projetos de pesquisa. Às vésperas de contemplar 10 anos de funcionamento, cabe refletir sobre os atravessamentos da pandemia de COVID-19 nas dissertações do PPgPsi.

 

Biografia do Autor

Felipe Maciel dos Santos Souza, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Faculdade de Ciências Humanas (FCH), curso de Psicologia

Editor chefe da PsiPorã.

Sanyo Drummond Pires, Universidade Federal da Grande Dourados

Editor chefe da PsiPorã.

Referências

Andrade, L. F., Silva, H. R. C., Rodrigues, G. P., Costa, R. A. B. O., & Souza, F. M. S. (2024). A presença feminina na Pós-graduação: Reflexões a partir de um curso no interior de Mato Grosso do Sul. In: D. M. M. Almeida, F. M. S. Souza, G. R. B. Andrade, .R. B. Zanon, & S. D. Pires (Orgs.), Experiências formativas e pesquisas: A psicologia no sul de Mato Grosso do Sul (Volume2). (pp. 119-132). Pedro & João Editores.

Bueno, A. (2020). Decálogo Indigno para os Mortos de 2020. Ateliê.

Lima, A. S. S. (2019). Consultoria colaborativa escolar na educação infantil: Desafios da parceria escola-família durante a COVID-19. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal da Grande Dourados.

Sathler, C. N., & Dutra, M. L. (2023). Leituras globais, desafios locais: O Programa de Pós-Graduação em Psicologia. In: C. N. Sathler, & M. F. L. Farias (Orgs.), Sob a Proteção das Deusas Clio, Gaia, Atena e Psiquê: a Faculdade de Ciências Humanas da UFGD em narrativas (pp. 257-274). Pedro & João Editores.

Silva, H. B., Alves, A. J. B., Arakaki, G. P., Gradini, K. M. O., & Souza, F. M. S. (2025). O acesso de negros e negras à Pós-graduação: Um estudo sobre inclusão étnico-racial em um Programa de Psicologia. In: C. P. Martins, D. M. M. Almeida, & F. M. S. Souza (Orgs.), Experiências formativas e pesquisas: A psicologia no sul de Mato Grosso do Sul (Volume3) (pp. 156-165). Pontes.

Souza, V. M. (2021). A vitimização por bullying entre adolescentes na fase inicial da pandemia COVID-19. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal da Grande Dourados.

Vasconcelos, N. C. T., Regaço, N. C. B. P., Rufino, R. N., Souza, V. V. G., & Souza, F. M. S. (2025). Perfil e trajetórias de pessoas com deficiência em um Programa de Pós-graduação em Psicologia. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 11, 4367-4376.

Downloads

Publicado

04-12-2025

Como Citar

Souza, F. M. dos S., & Drummond Pires, S. (2025). A COVID-19 como objeto de estudo na Psicologia. Revista PsiPorã, 2(1). Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/psipora/article/view/20952

Edição

Seção

Editorial