Caso Clínico de Fobia a Perros

Un proceso de crecimiento relacional entre terapeuta y cliente

Autores

Palavras-chave:

fobia específica, psicoterapia estratégica, prescrição paradoxal, abordagem sistêmica, intervenção breve

Resumo

Este ensaio analisa o tratamento de uma fobia específica a cães a partir de uma abordagem sistêmico-relacional, conduzida durante uma prática profissional em um centro psicológico universitário. O caso clínico de "Juan", um homem de 45 anos com medo incapacitante após um ataque na juventude, foi tratado com psicoterapia estratégica breve baseada nas propostas de Giorgio Nardone. O processo terapêutico, descrito em 12 sessões, incluiu técnicas de prescrição paradoxal e prescrições diretas, permitindo a exposição gradual ao estímulo temido. Os resultados mostraram avanços significativos na recuperação da autonomia do cliente e na interação com seu ambiente familiar. Sob uma perspectiva profissional, este ensaio reflete sobre os desafios e aprendizados na aplicação de modelos sistêmico-estratégicos, destacando sua eficácia no tratamento de fobias. Ressalta-se a importância de articular teoria e prática para alcançar mudanças duradouras no sistema perceptivo e relacional do cliente.

Biografia do Autor

Isabela Aquino, Pontificia Universidad Católica de Chile

Psicóloga pela Universidad de Concepción, Mestre em Psicología Clínica de Adultos pela Universidad de Chile, estudante de Doutorado em Psicoterapia na Pontificia Universidad Católica de Chile e na Universidad de Chile

Referências

Bateson, G. (1991). Pasos hacia una ecología de la mente. Lohlé-Lumen.

Ceberio, M., & Watzlawick, P. (2010). Si quieres ver, aprende a actuar: diseño y prescripción de tareas en psicoterapia. Teseo.

Nardone, G. (2007). Miedo, pánico y fobias: la terapia breve. Herder.

Watzlawick, P. (2014). No es posible no comunicar. Herder.

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Publicado

04-12-2025

Como Citar

Aquino, I. (2025). Caso Clínico de Fobia a Perros: Un proceso de crecimiento relacional entre terapeuta y cliente. Revista PsiPorã, 2(1), 1–13. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/psipora/article/view/19267

Edição

Seção

Artigos