O Estado da Arte em Pesquisa sobre Representações Sociais de Estudantes acerca do Meio Ambiente e Sustentabilidade

Autores

  • Maurício Tavares Pereira Instituto Federal Rio Grande do Sul - Campus Alvorada

DOI:

https://doi.org/10.30612/revpsi.v2i1.19263

Palavras-chave:

Representações Sociais, Educação Ambiental, Serge Moscovici, Leonardo Boff, Cosmologia da Transformação

Resumo

A ecologia é consensualmente um novo paradigma que emerge no século XXI, que surge como nova forma de diálogo entre todos os seres e suas relações, pois a vitalidade do planeta e o futuro da espécie humana só estão garantidos com a difusão da verdadeira sustentabilidade ambiental. O pensamento ambiental de Leonardo Boff, que nasce do grito dos pobres e do grito da Terra, traz a reflexão do cosmocentrismo do holismo, da ética do cuidado, dos valores da carta da Terra, da centralidade ecológica em oposição ao antropocentrismo exacerbado que concebe a natureza como um mero objeto a ser explorado infinitamente, deve ser superado para o paradigma denominado por |Boff, de cosmologia da transformação. Este artigo, relacionado ao tema da Educação Ambiental, tem como objetivo principal apresentar o estado da arte em termos de pesquisa sobre Representações Sociais (conceito elaborado por Serge Moscovici) do meio ambiente junto aos estudantes. O trabalho analisa estudos de renomados pesquisadores sobre as Representações Sociais (RS) de estudantes sobre o ambientalismo e a possibilidade de mudança da visão de mundo no Brasil. Este trabalho se justifica tendo em vista a carência de práticas ambientais no campo educacional na atualidade no Brasil.

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Publicado

16-12-2024

Como Citar

Tavares Pereira, M. (2024). O Estado da Arte em Pesquisa sobre Representações Sociais de Estudantes acerca do Meio Ambiente e Sustentabilidade. Revista PsiPorã, 2(1), 97–127. https://doi.org/10.30612/revpsi.v2i1.19263

Edição

Seção

Artigos