Avaliação cognitiva de motoristas e profissionais do trânsito em uma medida de inteligência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/revpsi.v1i1.17194

Palavras-chave:

Inteligência, Avaliação, Psicometria, Psicologia do Trânsito, Motoristas

Resumo

Este artigo apresenta estudos psicométricos com o teste Matrizes de Inteligência Geral - MIG, que objetiva avaliar inteligência geral não-verbal, por meio de tarefas relacionadas ao raciocínio inferencial, em deduzir relações entre objetos. Os dados foram coletados em clínicas de avaliação psicológica para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), sendo 162 profissionais motorista e 213 condutores não profissionais, candidatos à primeira habilitação. No estudo o grupo de profissionais demonstrou um desempenho mais rebaixado que o outro grupo. Nas correlações entre idade, escolaridade e escores no teste os dados revelaram que, quanto maior a idade das pessoas, menor é a pontuação. Foi observado um declínio expressivo na correlação entre o resultado no teste e a escolaridade. Quando a amostra é dividida nos dois agrupamentos de motoristas profissionais e não profissionais, esse decréscimo na magnitude da correlação mostra-se pouco expressivo. Nos procedimentos de consistência por diferentes métodos aplicados verificou-se alfa de Cronbach de 0,87; no modelo de Rasch 0,86; no método das metades 0,92; e no teste-reteste 0,88, indicando rebaixados coeficientes de erro de medida, no que diz respeito à consistência interna dos itens e estabilidade temporal. É relevante considerar a necessidade de pesquisas científicas no contexto do trânsito.

Biografia do Autor

Ana Carolina de Siqueira, Universidade Paulista (UNIP)

Ana Carolina de Siqueira Universidade Paulista (UNIP) Psicóloga pela Universidade Paulista (UNIP). Especialista em Psicologia do Trânsito pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Possui especialização em Avaliação Psicológica e Neuropsicológica pelo Instituto Sapiens Psi. Atua como Psicóloga clínica, em avaliação e reabilitação neuropsicológica, na perícia psicológica no contexto do trânsito e em pesquisa de desenvolvimento e aprimoramento de medidas psicológicas. anakarolsiqueira@hotmail.com

Natalia Chaleau de Lima Souza, Centro Universitário Salesiano de Lorena (UNISAL)

Natalia Chaleau de Lima Souza Centro Universitário Salesiano de Lorena (UNISAL) Psicóloga especialista em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico, pós graduada em Neuropsicologia pela Unyleya (2020), Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico pela Unyleya (2019), Psicologia doTrânsito pela Unyleya (2017). Terapia Cognitivo Comportamental pelo Centro Universitário Salesiano de Lorena - SP (2013), graduada e licenciada em Psicologia pelo Centro Universitário Salesiano de Lorena - SP. Perita credenciada pelo DETRAN - SP e pela Polícia Federal. nathalia.chaleau@hotmail.com   http://lattes.cnpq.br/3205257338640949

Tatiane Karina de Oliveira Sousa, Faculdade Anhanguera Educacional

Tatiane Karina de Oliveira Sousa Faculdade Anhanguera Educacional Psicóloga graduada pela Faculdade Anhanguera Educacional São José dos Campos. Cursando Especialização em Neuropsicologia pelo IPOG. Experiência com recrutamento e seleção em consultoria de Recursos Humanos, com formação em Analista de Testes Psicológicos. Atuação como Perita em Avaliação Psicológica no DETRAN - SP. Credenciada na Polícia Federal para emissão de laudo de Aptidão Psicológica para manuseio de arma de fogo. psi.tatianemsousa@gmail.com

Zenir Alves Pascutti, Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL)

Zenir Alves Pacutti. Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL). Psicóloga pela Universidade Sagrado Coração. Especialização em Clínica Psicanalítica pela Universidade Estadual de Londrina. Especialização em Logoteoria Aplicada à Educação pela SOBRAL. É professora do Centro Universitário Filadélfia. Credenciada junto a Polícia Federal para Avaliação Psicológica para aquisição e/ou porte de arma de fogo. Atuação em Psicologia Clínica, Educacional e Organizacional e em Avaliação Psicológica em concursos públicos.  zenir.psicologa@gmail.com   https://orcid.org/0000-0002-2395-5390

Referências

Alchieri, J. C. & Cruz, R. M. (2003). Avaliação psicológica: conceito, métodos, medidas e instrumentos. Casa do Psicólogo.

Almeida, L.S. (1996). Considerações em torno da medida da inteligência. In L. Pasquali (Org.), Teoria e Métodos de Medida em Ciências do Comportamento (pp. 199-223). INEP.

Alves, I. C. B. (1998). Variáveis significativas na avaliação da inteligência. Psicol. esc. educ., 2(2), 109-114.

Anastasi, A., & Urbina, S. (2000). Testagem Psicológica. Artes Médicas.

Angelini, A. L., Alves, I. C. B.; Custódio, E. M.; Duarte, W. F. & Duarte, J. L. M. (1999.) Matrizes Progressivas Coloridas de Raven: Escala Especial. Manual. CETEPP.

Anunciação, L., de Almeida Portugal, A. C., Rabelo, I., Cruz, R., & Landeira-Fernandez, J. (2020). Propriedades psicométricas de instrumento de Memória Visual de Curto Prazo (MEMORE). Neuropsicologia Latinoamericana, 12(2).

Armôa, S.L.H. (2009). Memória de trabalho e comportamento seguro em condutores de veículos automotores. (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Brasil (2002). Código de trânsito brasileiro. Senado Federal.

Carroll, J.B. (1993). Human cognitive abilities. Cambridge University Press.

Cattell, R. B. (1971). Abilities: Their structure, growth, and action. Houghton Mifflin.

Conselho Federal de Psicologia (2000). Resolução CFP nº 012/2000. Institui o Manual para Avaliação Psicológica de candidatos à Carteira Nacional de Habilitação e condutores de veículos automotores. CFP.

Conselho Federal de Psicologia (2003). Resolução CFP nº 002/2003. Define e regulamenta o uso, a elaboração e a comercialização de testes psicológicos e revoga a Resolução CFP n° 025/2001. CFP.

Conselho Federal de Psicologia (2005). Código de Ética Profissional do Psicólogo. CFP.

Conselho Federal de Psicologia (2006). Pesquisa Exploratória sobre o Processo de Avaliação Psicológica para a Obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. CFP.

Conselho Federal de Psicologia (2009). Resolução Nº 007/2009.

Conselho Federal de Psicologia (2018). Resolução CFP nº 009/2018. Define e regulamenta o uso, a elaboração e a comercialização de testes psicológicos e revoga a Resolução CFP n° 025/2001 e 003/2003. CFP.

Conselho Federal de Psicologia (2019). Resolução CFP nº 01/2019. Institui normas e procedimentos para a perícia psicológica no contexto do trânsito. Revoga as resoluções do CFP nº 007/2009 e 009/2011. CFP.

Conselho Nacional de Trânsito (1998). Resolução n° 80 de 19 de novembro de 1998, altera os Anexos I e II da Resolução no 51/98-CONTRAN, que dispõe sobre os exames de aptidão física e mental e os exames de avaliação psicológica. Brasília.

Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte. (2005). Manual da COMEP - Coordenadoria Médica e Psicotécnica. DETRAN-RN.

Departamento Nacional de Trânsito. (2004). Política nacional de trânsito. DENATRAN.

Draba, R. E. (1977). The identification and interpretation of item Bias (MESA Memorandum No. 25). The University of Chicago. Recuperado de http://www.rasch.org/memo25.htm

Flanagan, D. P., McGrew, K. S., & Ortiz, S. O. (2000). The Weschsler Intelligence Scales and CHC Theory: A contemporany approach to interpretation. Allyn & Bacon.

Groeger, J. A. (2003). Testes psicológicos podem predizer habilidade para dirigir? In R. Risser (Org.), Estudos Sobre a Avaliação Psicológica de Motoristas (pp. 79-95). Casa do Psicólogo.

Hoffmann, M. H., & Cruz, R. M. (2003). Síntese histórica da psicologia do trânsito no Brasil. In M. H. Hoffman, R. M. Cruz, & J. C. Alchieri (Orgs.), Comportamento humano no trânsito (pp. 15-29). Casa do Psicólogo.

Hoffmann, M.H. (2005). Comportamento do condutor e fenômenos psicológicos. Psicol. pesqui. transito, 1(1).

Howard, R.W. (1993). On what intelligence is. British Journal of Psychology, 84, 27-37.

Lamounier, R. & Rueda, F. J. M. (2005). Avaliação psicológica no trânsito: perspectiva dos motoristas. PSIC: Revista de Psicologia da Vetor Editora, 6(1), 35-42.

Little, C. (1997). The Intelligent Vehicle Initiative: Advancing "Human-Centered" Smart Vehicles. Public Roads, 61(2).

Pasquali, L. (1997) Psicometria: teoria e aplicações. Unb/Finep.

Pasquali, L. (2001). Técnicas de exame psicológico (TEP) – manual: Fundamentos das técnicas psicológicas. (v. 1). Casa do Psicólogo, Conselho Federal de Psicologia.

Rabelo, I. S. (2008). Matrizes progressivas avançadas de Raven e teste de raciocínio inferencial: evidências de validade. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade São Francisco Itatiba, SP, Brasil.

Rabelo, I. S., Portugal, A.C.A., Cruz, R. M., & Castro, N. R., Landeira-Fernandez, J., Anunciação, L., (2021). Matrizes de Inteligência Geral (MIG). Editora Nila Press.

Rabelo, I.S., Cruz, R.M., & Castro, N.R. (2020). Bateria Rotas de Atenção. Manual Técnico. Nila Press.

Rabelo, I.S., Anunciação, L., Cruz, R.M., & Castro, N.R. (2020). Teste de Memória de Reconhecimento - MEMORE. Manual Técnico. Nila Press.

Rabelo, I. S., Mazariolli, A. S. (2019). Avaliação Cognitiva de Policiais Militares e Universitários em Medidas Padronizadas de Memória, Atenção e Inteligência. Meta: Avaliação, 11( 32), 468-494.

Rozestraten, R.J.A. (1990). O uso e a validade dos testes aplicados aos motoristas - Dados de uma pesquisa [Trabalhos completos]. Em Sociedade Brasileira de Psicologia (Org.), Anais da XX Reunião Anual de Psicologia (p. 471-476). Ribeirão Preto: SBP.

Rueda, F. J. M., & Castro, N. R. (2010). Atención dividida e inteligencia en el contexto del tránsito. Ciencias Psicológicas, 4(1), 17-26.

Schelini, P.W. (2000). Bateria multidimensional de inteligência infantil: Proposta de instrumento. (Tese de Doutorado). Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

Silva, F. H. V. D. C. & Günther, H. (2009). Psicologia do trânsito no Brasil: de onde veio e para onde caminha?. Temas em Psicologia, 17(1), 163-175.

Silva, F. H. V. de C. & Alchieri, J. C. (2011). Validade preditiva de instrumentos psicológicos usados na avaliação psicológica de condutores. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26(4), 695-706.

Spearman, C. (1927). Las Habilidades del Hombre: su naturaleza y medición. Paidós.

Sternberg, R.J., & Kaufman, J.C. (1998). Human abilities. Annual Review of Psychology, 49, 479-502.

Thurstone, L. L. (1938). Primary mental abilities. Chicago: University of Chicago Press. Em P.W. Schelini, (2000). Bateria multidimensional de inteligência infantil: Proposta de instrumento. (Tese de Doutorado). Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

Tosi, S. M. V. D. (2008). Teste de Inteligência Geral Não-Verbal. Casa do Psicólogo.

Downloads

Publicado

06-05-2024

Como Citar

Rabelo, I. S., Siqueira, A. C., Souza, N. C. de L., Sousa, T. K. de O., & Pascutti, Z. A. (2024). Avaliação cognitiva de motoristas e profissionais do trânsito em uma medida de inteligência. Revista PsiPorã, 1(1), 60–86. https://doi.org/10.30612/revpsi.v1i1.17194

Edição

Seção

Artigos