Contribuições do pensamento ontológico para os caminhos epistemológicos do fenômeno da possessão
DOI:
https://doi.org/10.30612/nty.v5i6.6868Palavras-chave:
Ontologia. Possessão. Associações.Resumo
O presente artigo tem por objetivo expor as contribuições das ideias de Latour (2012) sobre as associações, a nova composição do social e o ator-rede, como um exercício ontológico para pensar o fenômeno da possessão. Para tanto, serão trazidas considerações dos intelectuais e os caminhos percorridos na tentativa de explicação do fenômeno, e também trazer algumas evidências do campo empírico que determinam as aproximações entre as categorias do pensamento intelectual e as categorias nativas a partir dos dados de campo coletados durante pesquisa realizada no ano de 2013. A ideia é pensar em como as relações entre espíritos e humanos podem ampliar o entendimento sobre o fenômeno da possessão, e o quanto isso pode contribuir ao exercício antropológico que se abre para novas possibilidades de produção do conhecimento. O objeto deste texto é abordar a prática da possessão em uma tentativa de compreender como a relação humana e não-humana (espíritos) se instaura. Logo, vamos dizer um pouco sobre esta relação através do fenômeno da posse e as transformações explicativas acerca desta prática como um caminho que possibilita o entendimento de como é construída e tecida aquilo que chamo de rede espiritual.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-09-20
Como Citar
Silveira, A. M. V. A. (2017). Contribuições do pensamento ontológico para os caminhos epistemológicos do fenômeno da possessão. Revista Ñanduty, 5(6), 08–29. https://doi.org/10.30612/nty.v5i6.6868
Edição
Seção
Artigos do Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).