Alguma introdução: multiplicando o cosmos, dividindo a política
DOI:
https://doi.org/10.30612/nty.v5i6.6857Resumo
Este dossiê versa sobre a noção de "cosmopolítica‟, criada pela filósofa Isabelle Stengers, pela qual se compreenderia que uma „política‟ não pode figurar desassociada de uma noção de „natureza‟, de uma multiplicidade de mundos divergentes que se articulam e diferem uns dos outros – sugestão que entrou na pauta de interesses da Etnologia Indígena contemporânea pelas mãos de Renato Sztutman (2005). O interesse principal desse dossiê é, portanto, oferecer ao leitor ou a leitora artigos de jovens pesquisadores que utilizam esse conceito – de forma implícita ou explicita – nas suas pesquisas (em coletivos ameríndios, mas em outros também), constituído na forma de uma cartografia das relações mobilizadas pelo pensamento em relação com formas humanas e/ou não-humanas de alteridade em contextos diversos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-09-20
Como Citar
Grünewald, L., & Viana, P. A. R. (2017). Alguma introdução: multiplicando o cosmos, dividindo a política. Revista Ñanduty, 5(6), 01–07. https://doi.org/10.30612/nty.v5i6.6857
Edição
Seção
Apresentação do Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).