“E não reivindicação de qualquer grupo humano ou racial”- de corpos proibidos no corpo místico de Cristo.
Palavras-chave:
Dogma. Tensões. Poder.Resumo
Este artigo busca refletir, com base no dogma do Corpo Místico de Cristo, dois corpora que emergem nas missas proibidas pelo Vaticano de serem executadas enquanto eucaristia: Missa da Terra Sem Males e Missa dos Quilombos; nestas, tomo como parâmetro três elementos: a Virgem de Guadalupe; Dona Beatriz Kimpa Vita e o popular na sua ortoprátia. Tomando como parâmetro o cânone católico e as tensões provenientes do contato com os grupos humanos, encruzilhando poder, e suas reconstruções de reconhecimento: tensões, metamorfoses e porosidades.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-11-18
Como Citar
Oliveira, A. M. F. (2016). “E não reivindicação de qualquer grupo humano ou racial”- de corpos proibidos no corpo místico de Cristo. Revista Ñanduty, 4(5), 196 a 225. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/nanduty/article/view/5762
Edição
Seção
Artigos do Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).