“Dos desejos que não se tolhem”: reflexões em tornos de práticas sexuais homoeróticas
Palavras-chave:
Homofobia. Corpo. Justiça.Resumo
O objetivo deste artigo é trazer ao debate formas de articulação de discursos institucionais que conectam crimes sexuais, homossexualidade, homofobia familiar e justiça na cidade de Aracaju-Sergipe, na década de 1990. Trata-se de uma pesquisa interdisciplinar com base nas áreas de Antropologia e Sociologia, cuja metodologia está centrada no uso de fontes documentais, especialmente processos criminais. A base teórica orienta-se através dos estudos sobre sexualidades, gêneros e corpos, tendo como referências Foucault (1981,1988, 2009), FRY (1982, 1983, 1990), GREEN (2003, 2006), BORRILLO (2001), SCHULMAN (2010) e GROSSI (1995, 2003, 2010). O artigo evidencia fatos que expressam práticas de rejeição e tolhimento da liberdade de escolha sexual de jovens, através de formas diferenciadas de criminalização da homossexualidade, baseadas na busca de meios jurídicos para ratificar atitudes de hostilidades para com os jovens homossexuais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-11-18
Como Citar
Costa, P. R. S. M. (2016). “Dos desejos que não se tolhem”: reflexões em tornos de práticas sexuais homoeróticas. Revista Ñanduty, 4(5), 101 a 131. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/nanduty/article/view/5758
Edição
Seção
Artigos do Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).