Radiante: compreender o câncer do endométrio, a braquiterapia vaginal e a maternidade através de palavras e imagens
DOI:
https://doi.org/10.30612/nty.v7i11.10768Palavras-chave:
Câncer do endométrio. Braquiterapia. Maternidade.Resumo
Este artigo resulta de uma análise antropológica centrada na experiência do diagnóstico e tratamento de um adenocarcinoma do endométrio vivida por uma mulher portuguesa. A dimensão incorporada do seu conhecimento e narrativa permite-nos compreender um conjunto específico de problemas enfrentados por mulheres com câncer ginecológico, mostrando como concepções de doença, tratamento, corporeidade, sexualidade, maternidade e resistência se interligam. A doença e o seu filho de três anos emergem como dois elementos opostos da história, veiculando a noção de uma resistência construída pela parentalidade, ou pela condição de mãe, usando-se esse vínculo contra as violências e sofrimentos produzidos pelo câncer e seu tratamento. Metodologicamente, esta análise combina narrativa oral, antropologia e ilustração científica criativa, ou seja, pintura e desenho etnográfico potenciados pelo uso da metáfora e da imaginação. Este exercício híbrido e colaborativo implicou uma mistura nivelada de fala, texto e imagem, partindo das palavras da mulher entrevistada. Conceptualmente, estas práticas visuais criativas são entendidas como recursos ontológicos, epistemológicos e performativos, ampliando a forma como a ciência social pode produzir conhecimento e ação em questões de saúde e doença. Lua aceitou contar a sua história preservando a sua identidade sob um pseudónimo, não encontrando abertura social para relatos sobre úteros cancerosos e sessões de braquiterapia vaginal. Respondendo ao seu desconforto, esta análise ilustrada também pretende desmantelar estereótipos enraizados na forma como vemos e entendemos as mulheres, as doenças ginecológicas e os órgãos sexuais, trazendo para a discussão um tipo de câncer que, apesar de frequente, permanece ausente da discussão pública e da imagética coletiva, sendo igualmente descurado pela ciência social.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-06
Como Citar
Noronha, S. de. (2019). Radiante: compreender o câncer do endométrio, a braquiterapia vaginal e a maternidade através de palavras e imagens. Revista Ñanduty, 7(11), 104–134. https://doi.org/10.30612/nty.v7i11.10768
Edição
Seção
Artigos do Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).