Territorialidade, identidade étnica e multiculturalismo: o movimento indígena na Colômbia

Autores/as

  • Mauricio Alejandro Diaz Posgrado no programa de Historia UFES - FAPES.

DOI:

https://doi.org/10.30612/mvt.v4i06.7531

Resumen

O artigo propõe realizar uma aproximação histórica ao moderno movimento indígena na Colômbia e por outro lado conceitual, e discutir as novas formas de representação das lutas pela identidade étnica na década 1990. Procurando uma análise que resgate a produção sócio antropológica daqueles estudos que rompem com o essencialismo do conteúdo e, alcance, ou, se aproximem ao caráter processual e dinâmico da configuração das novas identidades de base étnica na Colômbia no século XX.  Nesta configuração está relacionado com a revitalização histórica da memória cultural indígena, sua luta política pela terra, o diálogo interétnico e intercultural e a identificação com o território como lugar de origem e reprodução da cosmovisão indígena. Pois, nos novos discursos de afirmação étnica observamos uma tensão permanente entre o Estado e os territórios indígenas, as políticas multiculturalistas e a interculturalidade das organizações indígenas. No caso colombiano, esta tensão se manifesta em um contexto social de conflito permanente e violência generalizada. Os territórios das comunidades indígenas, têm de conviver com a guerra entre os atores armados e a presença ameaçadora de empresas multinacionais interessadas nos bens ambientais e recursos minerais. O cenário de violência e o não cumprimento dos direitos étnicos são temas que projetam os discurso e ações dos seus dirigentes do movimento indígena colombiano, frente aos dilemas do novo Estado multicultural.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mauricio Alejandro Diaz, Posgrado no programa de Historia UFES - FAPES.

Doutorando no Programa de posgraduacao em Historia da Universidade Federal de Espirito Santo, bolsista FAPES. Mestrado em Estudos Latino-Americanos da Universidade Nacional de San Martin. Buenos Aires, Argentina. Teses: INDI WASI. La casa del Sol. Una etnografía sobre Naturaleza y Territorio en el piedemonte Amazónico. 2011. Graduado em Antropologia na Universidade nacional da Colômbia. Faculdade de Ciências Humanas. Teses: A Ecologia Sagrada em Bogotá, os Novos Movimentos Religiosos Urbanos. 2006.
Vencedor bolsa de estudos para pesquisa Concurso: "A natureza, sociedade e território na América Latina e no Caribe" Programa de Becas CLACSO-Asdi de promoção de investigação social 2006-2008 pesquisadores da América Latina e do Caribe.

Publicado

2017-12-15

Cómo citar

Diaz, M. A. (2017). Territorialidade, identidade étnica e multiculturalismo: o movimento indígena na Colômbia. MovimentAção, 4(06), 203–222. https://doi.org/10.30612/mvt.v4i06.7531