Elementos de contribuição para pensar a forma particular de ser do imperialismo norte-americano
DOI:
https://doi.org/10.30612/mvt.v5i09.7322Resumen
O presente artigo tem como objetivo debater a modalidade americana do imperialismo. Diferenciando-se das variantes europeias, sua forma particular de ser imperialista tende a se vestir sob uma roupagem mais acordada com sua autorreferência de nação paladina democrática. Baseando-se em uma estratégia de autoproteção, isolacionismo e desconfiança, somente após completar sua integração continental é que o capitalismo americano vai participar de fato da política mundial. Tendo que obedecer àquele pressuposto, suas transformações monopolistas que surgem ao fim do século XIX, organizações de clivagem vertical, vão incursionar na peleia imperialista em formas mais coetâneas com a lógica interna burguesa de dependência econômica, como o caciquismo local e protetorados.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2018-12-07
Cómo citar
Sartoretto, L. (2018). Elementos de contribuição para pensar a forma particular de ser do imperialismo norte-americano. MovimentAção, 5(09), 139–160. https://doi.org/10.30612/mvt.v5i09.7322
Número
Sección
Artículos
Licencia
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
(c) Após a publicação, os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.