Gênero, etnia e acesso ao ensino superior: redimensionado a noção de projeto
Resumen
No Brasil, as políticas públicas para o acesso ao ensino superior, especialmente o sistema de cotas, tem incluído um percentual cada vez maior de jovens das classes subalternas e coletivos étnicos diferenciados. Neste sentido, analisamos em uma perspectiva étnica e de gênero, quais são os desafios que devem ser superados para que as e os jovens tenham garantido o acesso ao ensino superior, quais os valores presentes em suas escolhas e quais as estratégias colocadas em ação para poder entrar na universidade, para se manter nela e para concluir os cursos. A pesquisa foi realizada na Universidade Estadual de Mato grosso do Sul – UEMS, Brasil, com jovens Kaiowa e Guarani. A análise se vale da noção de projeto e do conceito nativo de “ko’erõ” – que significa “se amanhecer”, para dimensionar o campo de possibilidades que a universidade representa e oferece a estes coletivos étnicos (FUNDECT/UEMS/PIBIC).Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-12-08
Cómo citar
Silvestre, C. M. F., & Viera, A. J. V. (2017). Gênero, etnia e acesso ao ensino superior: redimensionado a noção de projeto. MovimentAção, 3(5), 88–105. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/movimentacao/article/view/7220
Número
Sección
Dossiê: Conhecimento e Ensino de Sociologia
Licencia
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
(c) Após a publicação, os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.