A política entre o Holismo e o Individualismo Metodológico: tendências paradigmáticas nas abordagens dos livros adotados pelo PNLD
Resumen
Ainda que a Sociologia possua um espectro de cores amplo no que concerne suas escolas teóricas, variando do Comportamentalismo ao Interacionismo simbólico, da École des Annales à Escola de Frankfurt, decorre historicamente, desde seu tempo primevo, uma distinção de maior magnitude, a qual é diluída por todo – ou quase, sejamos devidamente céticos – corpo acadêmico. Tal distinção é fundamentada na observação e análise dos fenômenos sociais a partir de prismas díspares, por que não antagônicos, os quais podem ser divididos como dois paradigmas hegemônicos: o holismo, cujo pilar máximo é o arcabouço constituído por Émile Durkheim; e o individualismo metodológico, creditado devidamente a Max Weber. Os livros adotados pelo último Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), em 2012, para a disciplina Sociologia no Ensino Médio, imersos neste contexto, transpõem didaticamente estes paradigmas, por meio de inextrincáveis peculiaridades. Isto, pois, a seleção do conteúdo implica a adoção – em algum nível, arbitrária – de abordagens e recortes que deflagram pré-noções dos responsáveis pelo material didático.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-10-14
Cómo citar
Cravo, G., Albuquerque, M., & Almeida, M. V. (2014). A política entre o Holismo e o Individualismo Metodológico: tendências paradigmáticas nas abordagens dos livros adotados pelo PNLD. MovimentAção, 1(1), 43–55. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/movimentacao/article/view/3426
Número
Sección
Artículos
Licencia
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
(c) Após a publicação, os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.