E essa tal liberdade? Paradoxos de imigração e trabalho

Autores/as

  • Julia Ferreira Scavitti

DOI:

https://doi.org/10.30612/mvt.v8i14.15021

Resumen

O presente artigo procura discutir as migrações internacionais contemporâneas a partir da correlação entre a teoria da mobilidade do trabalho, referenciada aqui em Jean Paul de Gaudemar e Saskia Sassen, e os estudos migratórios, principalmente a partir da teoria de Abdelmalek Sayad, que procuram entender os deslocamentos humanos a partir da perspectiva do mercado internacional laboral. A partir de uma análise crítica do papel do Estado-Nação como produtor de leis e regulamentação sobre a imigração, a reflexão pretende entender como se constrói a figura do/da imigrante na sociedade de destino, sua participação nas economias dessas sociedades, bem como a produção de estigmas de legalidade/ilegalidade que recaem sobre essas pessoas, afetando sua inserção e reprodução em novos territórios pelo mundo. Para sua elaboração foram consultadas produções teóricas principalmente no campo dos estudos migratórios, bem como notícias produzidas e divulgadas por diferentes meios de comunicação que possuem páginas online de periodismo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Julia Ferreira Scavitti

Licenciada em Ciências Sociais pela Unicamp, mestre em Ciências Sociais pela UNIFESP e doutoranda na Universidad Autónoma de San Luis Potosí, no México, cuja pesquisa é financiada pela agência mexicana CONACyt. Foi professora de sociologia da rede pública do estado de São Paulo e atuou junto a movimentos sociais no âmbito do direito à educação e à migração internacional. E-mail para contato: ju.scavitti@gmail.com.

Publicado

2021-08-02

Cómo citar

Scavitti, J. F. (2021). E essa tal liberdade? Paradoxos de imigração e trabalho. MovimentAção, 8(14), 124–141. https://doi.org/10.30612/mvt.v8i14.15021

Número

Sección

Dossiê: As fronteiras do trabalho em tempos de crise