Velho, novo e novíssimo: a Comuna de Paris nos escritos de Antonio Gramsci
DOI:
https://doi.org/10.30612/mvt.v4i07.8430Resumen
Este artigo propõe uma reconstrução da abordagem de Antonio Gramsci acerca da Comuna de Paris (1871). O tema foi tratado por Gramsci a partir de duas premissas principais. Primeiro, o evento foi abordado como parte da análise da França e sua história revolucionária, não limitado portanto a um elemento episódico mas inserido em uma longa trajetória que se iniciou no século XVIII. O outro ponto de partida, ligado ao primeiro, foi considerar o terreno social histórico francês como um “laboratório” no qual se desenvolveram e foram aprimorados os mecanismos de exercício da hegemonia, no que as revoltas de 1848 e 1870 tiveram papel essencial. Dessa forma, a Comuna ajuda a refletir sobre a elaboração do conceito de hegemonia em Gramsci. O artigo reconstrói tal elaboração em Gramsci centrando-se na análise dos Quaderni del carcere, buscando ainda explorar os nexos entre a teoria política gramsciana e sua análise da história, em particular, da história francesa.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-07-13
Cómo citar
Areco, S. M. (2017). Velho, novo e novíssimo: a Comuna de Paris nos escritos de Antonio Gramsci. MovimentAção, 4(07), 162–174. https://doi.org/10.30612/mvt.v4i07.8430
Número
Sección
Dossiê: A. Gramsci 80 anos depois
Licencia
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
(c) Após a publicação, os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.