Conhecimento, Ideologia e Política na Modernidade

Autores/as

  • Fabricio Antonio Deffacci Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campus de Amambai

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar os dilemas inerentes ao pensamento moderno por meio das categorias de conhecimento, ideologia e política. Para isso, a abordagem promovida perpassa os fundamentos da epistemologia moderna elaborada no campo da Filosofia e se desdobra para dentro do pensamento social, expondo a relação tensa entre Razão e Ideologia. Se por um lado a Razão é entendida como alicerce da concepção moderna de ciência, de modo contrário, a crítica da Ideologia emerge como denúncia dos interesses extrateóricos que compõem a produção das ideias. Esta denúncia implica na compreensão do campo científico enquanto um campo político, segmentado por disputas de interesses e, junto a isso, no entendimento do campo político como um conjunto de manifestações de interesses próprios de uma época, o que requer a interpretação constante do fenômeno político.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fabricio Antonio Deffacci, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campus de Amambai

Doutor em Ciências Sociais UNESP/Araraquara. Docente de Ciência Política UEMS/Amambai. Docente nos Programa de Mestrado em Educação (UEMS/Paranaíba) e Mestrado em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos (UEMS/Ponta Porã).

Publicado

2017-12-08

Cómo citar

Deffacci, F. A. (2017). Conhecimento, Ideologia e Política na Modernidade. MovimentAção, 3(5), 01–16. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/movimentacao/article/view/7158