The great reset e as startups: novas relações de trabalho no capitalismo contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.30612/mvt.v8i14.15023Resumen
A ideia do the great reset, preconizada pelo 51º Fórum Econômico Mundialde 2021,tem incluído naagenda uma nova forma de se pensar o capitalismo que exigirá uma grande mudança em suas bases estruturais. Este artigo visa contribuir com o debate de como as startups, neste contexto, podem ser vistas como um elemento disruptivo por se diferenciarem das corporações tradicionais originando novas relações de trabalho. O objetivo é traçar um percurso teórico que busca entender as bases do surgimento tanto deste modelo de empresa quanto do seus criadores, os empreendedores inovadores. Veremos que assubjetividades desses empreendedores vêm sendo mobilizadas pelo componente ideológico das startups, reforçando o seu enquadramento ao capitalismo preconizado pelo Fórum.Conclui-se que, por trás de todo este manto ideológico, os modos de extração de mais-valia se mantém, se diferenciando em sua aparência, mas não em sua essência.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-08-02
Cómo citar
Parra, J. F. de L. (2021). The great reset e as startups: novas relações de trabalho no capitalismo contemporâneo. MovimentAção, 8(14), 157–175. https://doi.org/10.30612/mvt.v8i14.15023
Número
Sección
Dossiê: As fronteiras do trabalho em tempos de crise
Licencia
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
(c) Após a publicação, os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.