Educação ambiental e cultural em uma perspectiva sociológica e interdisciplinar: um o estudo de caso a partir do projeto educação patrimonial e ambiental no município de São Carlos/SP, no contexto da área do aterro sanitário municipal

Authors

  • Dulcelaine L. Lopes Nishikawa
  • Robson A. Rodrigues
  • Liane Biehl Printes

Abstract

O artigo apresentado aqui tem por objetivo proporcionar ao leitor uma reflexão sobre temas como Educação, Educação Ambiental, Patrimônio Cultural e Arqueologia em uma perspectiva Sociológica. Para tanto, utiliza-se de um estudo de caso referente ao “Projeto Educação Patrimonial e Ambiental no Município de São Carlos, estado de São Paulo no contexto da área do aterro sanitário municipal”. A maior preocupação com uma reflexão crítica acerca dos problemas ambientais atuais nos levará a construção de métodos pedagógicos mais adequados, gerando uma práxis para superação dessa problemática. Nos nossos projetos educativos sempre buscamos promover ações reflexivas e críticas associando Meio Ambiente e processos Culturais, desde o período pré-colonial até os nossos dias, pois acreditamos que é necessária e urgente uma reflexão pautada na recuperação dos conhecimentos tradicionais para superação da racionalidade capitalista que tem como foco a produção de bens de consumo dentro de uma concepção predatória das relações sociais, ambientais e históricas.

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Published

2017-12-08

How to Cite

Nishikawa, D. L. L., Rodrigues, R. A., & Printes, L. B. (2017). Educação ambiental e cultural em uma perspectiva sociológica e interdisciplinar: um o estudo de caso a partir do projeto educação patrimonial e ambiental no município de São Carlos/SP, no contexto da área do aterro sanitário municipal. MovimentAção, 3(5), 106–126. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/movimentacao/article/view/7221