Subdesenvolvimento econômico na cadeia global do petróleo: o caso da Venezuela

Authors

  • Mauro Sérgio Figueira

DOI:

https://doi.org/10.30612/mvt.v5i8.8559

Abstract

O objetivo deste trabalho é observar a experiência de subdesenvolvimento da Venezuela entre os anos 1945 e 1990 por meio de uma integração teórica entre a tradição epistemológica cepalina latino-americana e a tradição da análise das cadeias globais de mercadorias. O problema que guia a pesquisa é encontrar o nexo político e histórico entre o processo de subdesenvolvimento da Venezuela e a dependência econômica em relação ao petróleo, principal produto produzido e comercializado pelo país. Qual é a relação entre o processo de subdesenvolvimento da Venezuela e o desenvolvimento da economia mundial capitalista? É possível explicar o subdesenvolvimento econômico do país utilizando como variável os eventos da política mundial? Nossa hipótese é a de que o nexo entre a economia venezuelana e a cadeia global de poder do petróleo responde por parte de seu processo histórico de subdesenvolvimento. A hipótese decorre da utilização do conceito de cadeia global de poder da mercadoria, que derivamos da tradição da análise dos sistemas mundiais para investigar a estrutura político-econômica e as determinações históricas dentro das quais os processos de desenvolvimento e subdesenvolvimento ocorrem. Argumentamos, em suma, que o processo de subdesenvolvimento da Venezuela pode e deve ser entendido com referência aos eventos políticos na cadeia global do petróleo entre 1945 e 1990.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Mauro Sérgio Figueira

Mestre em Relações Internacionais, com ênfase em Economia Política Internacional, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Este trabalho é resultado da dissertação de mestrado do autor, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Published

2018-12-24

How to Cite

Figueira, M. S. (2018). Subdesenvolvimento econômico na cadeia global do petróleo: o caso da Venezuela. MovimentAção, 5(08), 38–67. https://doi.org/10.30612/mvt.v5i8.8559

Issue

Section

Dossiê: Desenvolvimento e pensamento social brasileiro