O papel do ensino de Sociologia para construção de identidades
Resumo
Este artigo está relacionado a uma pesquisa (Projeto de Mestrado em Educação, que foi desenvolvido na UFGD entre 2012 e 2014, na Linha de Pesquisa Educação, Inclusão e Diversidade, com apoio da Capes) que teve como tema central a discussão sobre a contribuição do ensino de Sociologia para a construção de identidades regionais, sobretudo, como disciplina inserida no currículo para escolas de educação básica. Assim, neste recorte, inicialmente, é realizada uma reflexão sobre identidade, estabelecendo discussões sobre seu conceito e construção. Para isso, referenciamos autores como Anthony Giddens e Pierre Bourdieu, abordando temas como a categorização e a identidade social. Na sequência, é proposta uma análise da contribuição do ensino de sociologia para a construção de identidades. Assim, são apresentados os objetivos que constam nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCN’s), realizando uma reflexão sobre as competências e habilidades do ensino de Sociologia na educação básica. Tendo em vista que, a sociologia foi inserida na educação básica para ajudar o aluno a desenvolver o olhar crítico sobre a sua realidade e também sobre a sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.