Áreas não governadas, fragilidade estatal e ameaças internacionais: o surgimento do nexo segurança-desenvolvimento
Palavras-chave:
áreas não governadas. fragilidade. segurança. desenvolvimento.Resumo
O artigo tem como objetivo analisar o enquadramento das “áreas não governadas” como problema de segurança internacional na última década. Para tanto, adentra-se a discussão sobre a fragilidade estatal e a formulação estratégica, pelas lideranças ocidentais e instituições internacionais, do nexo segurança-desenvolvimento. O debate bibliográfico levantado tem como foco a compreensão das implicações políticas desta percepção que une problemas de governança estatal e a difusão global de ameaças, bem como sua relação com os mecanismos de administração das instabilidades na periferia do Sistema Internacional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-03-25
Como Citar
Mateo, L. R. (2014). Áreas não governadas, fragilidade estatal e ameaças internacionais: o surgimento do nexo segurança-desenvolvimento. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 2(4), 77–99. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/moncoes/article/view/2856
Edição
Seção
Artigos Dossiê - Segurança Internacional no Pós-Guerra Fria
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores e autoras que publicam na Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD concordam com os seguintes termos:
- Os autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, porém invariavelmente com o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.