O Paradoxo do Regionalismo à Brasileira (2000-2010): Notas para se pensar a ação do Brasil na integração da América Do Sul através da participação brasileira na IIRSA.
Palavras-chave:
IIRSA. Política Externa Brasileira. Integração Regional Sul-Americana.Resumo
A integração regional deve ser entendida como um processo com diferentes projetos em disputa, escolher o Brasil como a lente pela qual vamos observar nosso objeto (IIRSA) nos dá algumas pistas importantes sobre como o país vêm desenhando seu perfil de atuação na América do Sul nas últimas décadas. A integração regional ainda é tema muito persuasivo na política externa dos países sul-americanos mas por ser sui generis, principalmente no que tange à questões de supranacionalidade e na quantidade de mecanismos convivendo na região, seus objetivos e resultados fogem dos limites e padrões das concepções clássicas das teorias de integração (MALAMUD,2012). Dessa forma, este artigo tem como objetivo principal caracterizar a participação e a avaliação do governo brasileiro na Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA) e através destas levantar algumas questões sobre a atuação brasileira no regionalismo sul-americano entre 2000-2010. Argumentamos que a IIRSA é um exemplo da atuação paradoxal do Brasil na América do Sul no começo do século XXI porque indica o descompasso entre o discurso diplomático de fortalecimento da integração e a atuação brasileira nessa direção.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-09-27
Como Citar
Honório, K. dos S. (2013). O Paradoxo do Regionalismo à Brasileira (2000-2010): Notas para se pensar a ação do Brasil na integração da América Do Sul através da participação brasileira na IIRSA. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 2(3), 166–205. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/moncoes/article/view/2469
Edição
Seção
Artigos Dossiê - América Latina: Cenários e Perspectivas
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores e autoras que publicam na Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD concordam com os seguintes termos:
- Os autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, porém invariavelmente com o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.