Análise comparativa de custos financeiros entre dois métodos de dimensionamento de pavimentos flexíveis
DOI :
https://doi.org/10.30612/ipsum.v1i1.19363Mots-clés :
Pavimento flexível, Método empírico de dimensionamento, MeDiNaRésumé
No Brasil, a maioria dos dimensionamentos de pavimentos foi realizada com a aplicação do método empírico, que, apesar de ser amplamente difundido, não leva em consideração a fadiga do revestimento asfáltico e as tensões verticais geradas pelas cargas de tráfego. Com o desenvolvimento do Método de Dimensionamento Nacional (MeDiNa), torna-se possível uma análise mais precisa, utilizando princípios mecanicistas e ferramentas computacionais. Este trabalho teve como objetivo realizar uma análise comparativa de custos financeiros entre dois métodos de dimensionamento de pavimentos flexíveis: o método empírico do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o MeDiNa. Para isso, foi realizada a simulação de uma estrutura e seu dimensionamento com aplicação de ambos os métodos, posteriormente foi executado o orçamento com levantamento do custo por quilômetro de rodovia. Os resultados indicaram que o método MeDiNa, embora apresente estrutura com um custo inicial total 42% superior ao método empírico, proporciona maior durabilidade e menor necessidade de manutenção ao longo da vida útil do pavimento. Dessa forma, considerando o custo por ano de vida útil, a estrutura dimensionada pelo MeDiNa apresentou um custo aproximadamente 34% inferior ao método empírico. Concluiu-se que, apesar do pavimento apresentar maior custo inicial, o MeDiNa se expôs como uma solução mais eficiente a longo prazo, proporcionando uma maior relação custo-benefício.
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